No final, pode ter sido muito cheddar para fazer uma fuga limpa.
Um homem de 63 anos foi preso depois que mais de 24 toneladas de queijo artesanal de uma das empresas de laticínios mais famosas da Grã-Bretanha foram roubadas, disseram as autoridades.
O homem foi detido sob suspeita de fraude por falsa representação e manuseio de bens roubados. Ele foi levado a uma delegacia de polícia no sul de Londres, onde foi interrogado, e desde então foi libertado sob fiança enquanto se aguarda novas investigações, disse um porta-voz da Polícia Metropolitana.
O queijo, avaliado em mais de US$ 390 mil, foi adquirido da Neal’s Yard Dairy, especialista em queijos de Londres, em 21 de outubro, informou a empresa no Instagram.
Em atualização da legenda do post na quarta-feira, a empresa acrescentou: “No dia 30 de outubro, soubemos que a Polícia Metropolitana fez uma prisão em conexão com o roubo. investigação de qualquer maneira que pudermos.”
Um comprador fraudulento se passando por distribuidor atacadista de um grande varejista francês roubou as 950 rodas de queijo cheddar artesanal embrulhado em tecido, disse a empresa. Cada roda de queijo foi entregue antes de perceber que havia sido fraudada.
Três queijos de três fornecedores diferentes foram roubados: cheddar orgânico Hafod Welsh, cheddar Westcombe e cheddar Pitchfork. A Neal’s Yard Dairy disse que “apesar do golpe financeiro significativo”, pagou integralmente a cada um de seus queijeiros artesanais por seus produtos.
Tom Calver, de Westcombe, disse em um vídeo no Instagram que “foi uma farsa – foi roubo, foi fraude”. Atrás dele havia fileiras de prateleiras vazias na leiteria, mostrando a quantidade de queijo consumida.
Outro fabricante de queijo, Trethowan Brothers, que forneceu o cheddar Pitchfork, disse que a Neal’s Yard Dairy “pagou total (e rapidamente)”, apesar do roubo.
“A forma como lidaram com esta situação horrível apenas aprofundou o nosso respeito e admiração por eles”, escreveu Trethowan Brothers no Instagram. “Estamos orgulhosos de fornecê-los e chamá-los de nossos amigos.”
Até o chef britânico Jamie Oliver está espalhando a notícia sobre o “roubo de queijo ralado”.
Oliver, que é conhecido como “The Naked Chef” na TV, disse a seus 10,5 milhões de seguidores no Instagram para ficarem atentos a “caminhões cheios de queijo muito chique”.
Oliver disse que o cheddar é o tipo de queijo mais consumido no mundo e que um roubo de cheddar afeta as exportações para 20 países. Ele aconselhou os entusiastas do queijo a terem cuidado com quantidades suspeitamente grandes de cheddar premium no mercado negro.
“Lembre-se, se o acordo parece muito bom para ser verdade, provavelmente é!” ele disse.
O paradeiro do queijo roubado ainda não foi determinado. A polícia diz que a investigação continua.
Este artigo foi publicado originalmente em NBCNews.com