O número de casos do surto de E. coli ligado ao McDonald’s Quarter Pounders aumentou para 90, disseram autoridades federais de saúde em uma atualização na quarta-feira.
Casos foram relatados em 13 estados, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).
A maioria dos casos ocorreu no Colorado, que tem 29 casos notificados, e em Montana, que tem 17 casos notificados, de acordo com o CDC.
MAIS: Rissóis Quarter Pounder do McDonald’s não estão ligados ao surto de E. coli, diz a empresa
Casos também foram relatados em Iowa, Kansas, Michigan, Missouri, Nebraska, Novo México, Oregon, Utah, Washington, Wisconsin e Wyoming, de acordo com o CDC, que observa ainda que doenças ocorreram entre 27 de setembro e 16 de outubro de este ano.
Pelo menos 27 pessoas foram hospitalizadas e duas desenvolveram síndrome hemolítico-urêmica (SHU), uma doença grave que pode causar insuficiência renal, segundo o CDC.
Uma morte foi relatada no Colorado em conexão com o surto. A pessoa morava no condado de Mesa, no oeste do estado, de acordo com o departamento de saúde do condado de Mesa. O paciente que faleceu não é um dos dois que desenvolveram SHU.
O CDC disse que o número de casos pode aumentar porque normalmente leva entre três e quatro semanas para determinar se uma doença está ligada a um surto. Além disso, o número real pode ser maior porque muitas pessoas se recuperam sem cuidados médicos e não são testadas para E. coli, disse o CDC.
Das pessoas entrevistadas pelo CDC que adoeceram, a maioria relatou ter comido hambúrguer Quarter Pounder no McDonald’s antes de adoecer.
Dados epidemiológicos e de rastreamento mostram que cebolas frescas e lascadas usadas no Quarter Pounder e outros itens do menu são a provável fonte do surto, de acordo com o CDC.
O McDonald’s parou de usar cebolas lascadas no hambúrguer Quarter Pounder em alguns estados para tentar evitar que mais pessoas adoecessem.
MAIS: Casos de E. coli ligados ao McDonald’s Quarter Pounders aumentam para 75 em 13 estados: CDC
Além disso, a Taylor Farms, fornecedora de cebolas em lascas para os locais afetados do McDonald’s, também fez o recall de cebolas amarelas, disse o CDC.
Todas as doenças recentemente relatadas ocorreram antes que o McDonald’s e a Taylor Farms tomassem medidas para remover as cebolas dos locais do McDonald’s.
Depois de interromper a distribuição de hambúrgueres Quarter Pounder nas áreas afetadas na semana passada, o McDonald’s agora está pedindo aos seus fornecedores de carne bovina que produzam um novo suprimento de hambúrgueres frescos para retomar a distribuição.
O Quarter Pounder deverá estar disponível em todos os restaurantes na próxima semana, de acordo com atualização da empresa no domingo.
O CDC recomenda que aqueles que apresentam sintomas graves de E. coli – incluindo diarreia com sangue, febre superior a 102 F e vómitos – contactem imediatamente um prestador de cuidados de saúde.
Youri Benadjaoud da ABC News contribuiu para este relatório.
Número de pessoas doentes no surto de E. coli ligado ao McDonald’s Quarter Pounders sobe para 90: CDC apareceu originalmente em abcnews.go.com