Cerca de 50 mil bilhetes vão ser cancelados. Viagogo já contestou decisão
A banda Oasis está a cancelar cerca de 50.000 bilhetes para as datas da sua digressão britânica que foram revendidos em sites secundários como o StubHub e o Viagogo.
Os promotores da digressão da banda estão a cancelar os bilhetes revendidos através de sites secundários não oficiais para impedir a subida dos preços, declarou à CNN um porta-voz da Live Nation e da SJM, os promotores da digressão dos Oasis.
Os fãs dos Oasis são os últimos a lidar com o problema dos contrabandistas de bilhetes, que compram bilhetes pelo seu valor real e os revendem para obter lucro. A prática tem apanhado – e enfurecido – os fãs de toda a gente, desde Taylor Swift aos Coldplay, tornando-se numa rara questão em Washington sobre a qual os legisladores de ambos os partidos conseguem chegar a acordo.
Os Oasis, que dominaram as emissões de rádio nos anos 90, não atuam desde 2009, quando uma discussão entre os irmãos Liam e Noel Gallagher levou à sua separação. A digressão de reencontro da banda foi anunciada em agosto e a sua popularidade chamou de novo a atenção para as frustrações relacionadas com a acessibilidade dos bilhetes e com o facto de os fãs não terem acesso aos grandes concertos.
Quando os bilhetes para a digressão de reencontro dos Oasis no Reino Unido e na Irlanda foram postos à venda em agosto, alguns fãs recorreram às redes sociais para lamentar a subida dos preços, os longos tempos de espera e até o facto de não terem conseguido comprar os bilhetes. Havia 1,4 milhão de ingressos disponíveis, com 10 milhões de fãs de 158 países disputando a compra, de acordo com a Live Nation.
Com a enorme procura e a oferta limitada, os bilhetes foram imediatamente recolocados em sites secundários a preços inflacionados. A CNN viu preços de bilhetes tão elevados como 7 294 dólares para a digressão dos Oasis no Viagogo, um mercado secundário de venda de bilhetes.
A revenda de bilhetes em sites secundários viola os termos e condições estabelecidos para a digressão dos Oasis, segundo informou à CNN um porta-voz da Live Nation e da SJM. Os bilhetes cancelados serão disponibilizados pelo seu valor nominal no Ticketmaster, que é propriedade da Live Nation e considerado o site de venda de bilhetes para os Oasis.
Quando os bilhetes para a etapa britânica e irlandesa da digressão foram lançados em agosto, os fãs foram informados de que podiam comprar e revender os bilhetes no Ticketmaster ou no Twickets, parceiro oficial de revenda. No entanto, cerca de 4% dos bilhetes foram comprados e revendidos em sites secundários não oficiais, como o Viagogo, num total de cerca de 50 000 bilhetes, informou um porta-voz da Live Nation e da SJM.
As restrições à revenda de bilhetes em sítios secundários não oficiais foram introduzidas para evitar que os revendedores se aproveitem dos fãs, explicou o porta-voz.
Os bilhetes cancelados serão reembolsados na totalidade e, se os fãs pensarem que os seus bilhetes foram cancelados por engano, podem falar com o agente de bilhetes competente para investigar o caso.
“Todas as partes envolvidas na digressão continuam a pedir aos fãs que não comprem bilhetes em sites não autorizados, uma vez que alguns deles podem ser fraudulentos e outros estão sujeitos a cancelamento”, referiu o porta-voz à CNN. “Se os fãs quiserem vender bilhetes para os Oasis, podem fazê-lo pelo valor nominal através da Ticketmaster ou do parceiro oficial de revenda da banda, Twickets”.
A revenda de bilhetes para concertos é legal no Reino Unido, desde que tenham sido comprados legalmente e haja proteção para os consumidores. Alguns sites como o Viagogo tencionam continuar a permitir a revenda de bilhetes para os Oasis.
“Queremos assegurar aos fãs que compram bilhetes no Viagogo que estamos a cumprir integralmente a lei e as diretrizes estabelecidas pelos reguladores relevantes”, afirmou um porta-voz do Viagogo à CNN. “As ameaças dos promotores de cancelar os bilhetes visam injustamente os fãs que optaram por comprar num mercado de revenda seguro, transparente e altamente regulamentado. Estas medidas são exemplos claros de comportamento anti-consumidor e de retaliação”.
A digressão Oasis Live ’25 começa a 4 de julho de 2025, com uma série de espectáculos em Cardiff, Manchester, Londres, Edimburgo e Dublin.
A etapa norte-americana da digressão dos Oasis começa a 24 de agosto de 2025, no Rogers Stadium em Toronto, Ontário. Os concertos seguintes estão agendados para Chicago, East Rutherford, Nova Jersey, Los Angeles e Cidade do México.