IPMA avisa que é necessário manter a vigilância, porque haverá precipitação “por vezes forte em alguns locais” do país
A depressão DANA, que está a deixar um rasto de destruição em Espanha, onde fez já mais de 60 mortos e vários desaparecidos, está “localizada sobre o sudeste da Península Ibérica” e vai continuar não só a afetar Espanha como “Portugal também”, embora no nosso país “com diferentes intensidades daquelas que foram registadas”, diz o Instituto Português do Mar e da Atmosfera à CNN Portugal.
“A partir da tarde de hoje já está emitido aviso para a maior parte dos distritos da região Centro, também para o Porto e a parte mais norte do Alentejo, um aviso amarelo de precipitação entre as 12 de hoje e até à meia-noite de hoje, para aguaceiros, que podem ser por vezes fortes e com também possibilidade de ocorrência de trovoada”, aponta o meteorologista Bruno Café.
Segundo o meteorologista, “para já não se espera que esta situação seja semelhante à de Espanha”, mas o IPMA “vai manter a vigilância”, porque “vamos continuar a ser afetados nos próximos dois dias”, deixando, por isso, um aviso: “a precipitação será com certeza por vezes forte em alguns locais”.
“Para amanhã [quinta-feira], também já está emitido um aviso amarelo para uma boa parte dos distritos do interior Centro e do interior Sul e também para o Algarve, uma situação que deverá começar a aumentar de severidade a partir da tarde, também com o mesmo tipo de situação: aguaceiros que podem ser por vezes fortes. É uma situação que provavelmente se irá prolongar para o dia 1 de novembro na região Sul, Centro-Sul, mas cada vez mais a região Sul a ser afetada também durante este período, e depois no dia 2 já com uma diminuição da estabilidade”, antecipa.
As alterações meteorológicas em Portugal são, na sua maior parte, consequência da DANA (depressão isolada em níveis altos) que assola Espanha e que “neste momento está no sudeste da Península Ibérica”.
“Os aguaceiros que vão ser gerados em Espanha durante a tarde vão evoluir para a região Centro de Portugal continental, com algumas variações: pode ser um bocadinho mais para o Norte, um bocadinho mais para o Sul, em particular a partir da tarde. É uma situação que é gerada pelo mesmo centro de ação, por esta depressão, com a maior atividade a sul do Algarve e depois gradualmente a evoluir de Sul para Norte em Portugal”, acrescenta Bruno Café.
Doze distritos do continente vão estar esta quarta e quinta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros. Nos distritos do Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Santarém, Beja e Faro o aviso vai vigorar entre as 12:00 de hoje e as 00:00 de quinta-feira. Já Viseu, Guarda, Castelo Branco, Portalegre e Évora vão estar sob aviso amarelo entre as 12:00 de hoje e as 00:00 de quinta-feira e depois entre as 12:00 de quinta-feira e as 00:00 de sexta-feira.
Apesar dos avisos de mau tempo para Portugal, é esperada uma melhoria das condições meteorológicas para domingo, sendo que o Continente pode vir a ser afetado por uma superfície frontal fria a partir de segunda-feira.