O Sporting entra em ação, esta terça-feira, na 18.ª edição da Taça da Liga, medindo forças com o Nacional, no primeiro jogo da renovada competição. Reduzida a apenas oito equipas, os leões não têm margem de erro e terão de vencer a formação insular no tempo regulamentar, sob pena de se entregarem à sorte e eficácia do desempate por grandes penalidades.
Rúben Amorim relembrou, por isso, que não há espaço para desleixo e recordou a goleada aplicada pelo Sporting na visita ao Nacional, para o campeonato, pese embora tenha admitido que irá mexer na equipa por conta da gestão física.
Do outro lado, Tiago Margarido disse acreditar na passagem à final four caso o Nacional tenha um “bom dia”, apesar de reconhecer o “excelente momento” do adversário.
O pontapé de saída da partida entre Sporting e Nacional, relativa aos quartos de final da Taça da Liga, está agendado para as 20h15 desta segunda-feira e contará com a arbitragem de Hélder Carvalho, da associação de Santarém.
Treinadores em discurso direto
Rúben Amorim
O que espera do Nacional: “Sabemos que é um jogo a eliminar e sabemos que há logo penáltis [em caso de empate]. Não há qualquer tipo de desleixo. Queremos ganhar todas as competições e vamos fazer alguma rotação. E a rotação não é por se outra competição. Temos jogos perto uns dos outros. Para não haver essa sensação de agora fiz um jogo e passado dois dias faço outro. Não queremos esse sentimento. Está aqui uma oportunidade e outros jogadores vão jogar. Vão ver que é uma equipa titular do Sporting. Estamos preparados para as dificuldades. Será um bloco mais baixo, transições diferentes do Famalicão, porque os jogadores são mais rápidos. Uma linha defensiva de cinco, um médio centro que baixa… Nas bolas paradas temos de ser fortes. Temos isso tudo trabalhado. Queremos seguir em frente e ganhar o jogo”.
Novo modelo da Taça da Liga: “Mais ou menos. Acho que não dá tanta oportunidade a tanta gente. Sobrecarregando ou não [o calendário], acho que isso faz um bocadinho de falta. Esta competição tem esse brilho, mas percebo que tenha de haver uma atenção no calendário. Acho que não tem tanta beleza. Ajuda-nos no calendário, mas não faço essas escolhas. Quem faz é a Liga e decidiram dessa maneira”.
Tiago Margarido
Elogios ao Sporting: “São uma equipa que estão num excelente momento, muito bem trabalhada e com excelentes individualidades. Sabemos aquilo que é o potencial do Sporting, mas acreditamos também na nossa qualidade e naquilo que é a nossa estratégia”.
Nacional ainda não venceu fora de casa: “Ao nível de produção de oportunidades, nós estamos bastante satisfeitos. Enquanto grupo, sabemos que estamos a criar e a conseguir um caudal ofensivo que nos permite, pelo menos, ter as oportunidades para vencer os jogos. A verdade é que no capitulo da finalização, no momento de colocar a bola dentro da baliza, estamos a pecar um pouco, é isso que tem faltado, uma pontinha de sorte aqui e acolá”.
Últimos resultados
Sporting: VVVVE
Nacional: DDEDD
Últimos onzes
Sporting: Franco Israel, Zeno Debast, Ousmane Diomande, Gonçalo Inácio, Geovany Quenda, Hidemasa Morita, Daniel Bragança, Nuno Santos, Francisco Trincão, Viktor Gyökeres, Pedro Gonçalves
Nacional: Lucas França, Garcia, Ulisses Wilson, Zé Vitor, José Gomes, Matheus Dias, Luís Esteves, Daniel Penha, Nigel Thomas, Isaac Tomich, Rúben Macedo
Ausentes
Sporting: Eduardo Quaresma, Nuno Santos (lesionados)
Nacional: Dyego Sousa (lesionado)
Leia Também: “Neste tipo de jogos não há nada a ganhar e há tudo a perder”