Num comunicado conjunto, os ministérios do Ambiente e da Energia e das Infraestruturas e da Habitação explicaram que estes investimentos visam “transformar profundamente a mobilidade urbana e ferroviária, garantindo transportes públicos mais modernos, eficientes e acessíveis para todos”.
Este investimento destinou-se à modernização e ampliação do Metro do Porto, do Metropolitano de Lisboa e da CP – Comboios de Portugal.
“Além de melhorar a capacidade e eficiência dos sistemas existentes, este investimento visa descarbonizar as regiões metropolitanas, reduzindo a dependência de veículos particulares e promovendo cidades mais saudáveis”, afirma a secretaria.
No caso do Metro do Porto foram distribuídos cerca de 66,6 milhões de euros, a título de cofinanciamento para expansão de linhas, aquisição de novas viaturas e estudos de expansão.
Destes 66,6 milhões de euros, 37,7 milhões de euros destinaram-se à expansão das linhas Amarela e Rosa e 22,9 milhões de euros às linhas Rubi e Linha Império – Boavista (BRT).
Para o Metropolitano de Lisboa foi incluído um cofinanciamento de 6,3 milhões de euros, investidos na modernização dos sistemas de sinalização e renovação da frota, nomeadamente na aquisição de material circulante.
A CP – Comboios de Portugal recebeu um montante de cerca de 24 milhões de euros, destinado a cofinanciar a aquisição de 117 unidades automotoras elétricas e material circulante.