A mais recente edição do WebSummit em Lisboa contou com a participação de um número recorde de start-ups portuguesas no evento, com a participação de 125 ideias portuguesas. Segundo o Jornal Económico, as start-ups envolvidas já conseguiram angariar 37 milhões de euros, mais 176 por cento que no ano anterior.
Orbipet
Orbipet é uma plataforma que apoia quem tem animais de estimação, como contou Maria Campinas As Notícias de Portugal. A Orbipet oferece a possibilidade de fornecer gratuitamente “uma solução de rastreamento de animais de estimação”. Pelo site é possível solicitar um QR Code que pode ser impresso e colocado na coleira do pet. Porém, também pode ser possível adquirir uma placa de rastreamento, que inclui a impressão do QR Code, e colocá-la também na coleira do animal.
Maria Campinas revelou que a intenção é “adicionar outros serviços e outras funções” ao QR Code associado ao animal. O objetivo é ligá-lo ao veterinário do animal, bem como criar uma rede onde os proprietários possam aceder a consultas já marcadas, por exemplo. Também é do interesse da Orbipet criar uma comunidade de usuários que possa atuar como família anfitriã temporária para donos de animais de estimação quando eles estão de férias ou impossibilitados de cuidar de seus animais de estimação por diversos motivos, por um determinado período.
Embora já existam parcerias com órgãos públicos, como universidades, que ajudam a divulgar a plataforma, Maria Campinas afirma que a Orbipet está em busca de investimento no WebSummit. Como ela contou As Notícias de Portugalconseguir mais parcerias e até investidores permitirá que a Orbipet se desenvolva e “se torne mais difundida o mais rápido possível a nível nacional”.
Extrovertido
Luís Ferreira, no stand Outgoing, diz que se trata de “uma plataforma de digitalização de eventos”, onde os utilizadores podem comprar bilhetes para eventos. Atualmente com 20 mil utilizadores, a plataforma já entrou no mercado universitário e destina-se sobretudo a “eventos ao vivo e mais festivos”.
O aplicativo está disponível para Android e iOS e pode ser baixado na Play Store e na Apple Store, respectivamente.
O lugar estranho
O Queer Spot foi lançado em janeiro de 2024 e tem como objetivo “encontrar locais e eventos para a comunidade LGBT”. O app já conta com uma “base de 1.500 usuários, com média de 500 usuários ativos por semana”, segundo Roger Júnior.
A aplicação permite aos utilizadores encontrar espaços destinados à comunidade LGBT em Portugal, divididos em distritos e também distribuídos por subgrupos, para garantir que o local encontra apelos para qualquer pessoa da comunidade. Um dos objetivos é também facilitar o planejamento de viagens para pessoas queer, que poderão encontrar espaços onde se sentirem seguros no aplicativo de forma mais simples, como disse Roger Júnior As Notícias de Portugal. O Queer Spot esteve presente no WebSummit 2024 para se expandir globalmente em 2025.
Segundo Roger Júnior, há planos de expansão para Espanha e Reino Unido, mas é necessário investimento para “fomentar iniciativas de marketing” que visem a expansão global.
O aplicativo é gratuito e pode ser encontrado tanto na Play Store quanto na Apple Store.
O WebSummit 2024 decorreu em Lisboa de 11 a 14 de novembro e reuniu milhares de pessoas, entre investidores e membros de start-ups que procuram investir na melhor ideia que mudará a vida de quem as utiliza.
Profundamente apaixonado pela música e com um prazer culposo em processos criminais, Bruno G. Santos decidiu estudar Jornalismo e Comunicação, esperando unir ambas as paixões na escrita. O jornalista é também um viajante apaixonado que gosta de escrever sobre outras culturas e de descobrir as várias jóias escondidas de Portugal e do mundo. Cartão de imprensa: 8463.
Bruno G. Santos