Segunda-feira, Novembro 25

A próstata é uma glândula do tamanho de uma noz localizada na pélvis, abaixo da bexiga, na frente do reto e atrás da base do pênis. Ele envolve a uretra, o tubo que transporta a urina e o sêmen do pênis. A próstata, juntamente com as vesículas seminais, produz sêmen.

O câncer de próstata é atualmente o câncer mais comum em homens. Em Portugal, estima-se que tenham surgido 6.759 novos casos de cancro da próstata em 2020. As estimativas do Globocan 2021 sugerem que, até 2040, este número aumentará para 8.216, representando um aumento de 21,6%.

Apesar de ser o câncer mais comum em homens, o câncer de próstata é único devido à sua progressão lenta e ao início tardio dos sintomas.

Alguns fatores associados a um maior risco de desenvolver câncer de próstata são identificados, incluindo os seguintes:

• Idade: Mais de 70% dos cancros detectados afectam homens com mais de 65 anos.

• Fatores genéticos: Homens com histórico familiar de câncer de próstata, especialmente se diagnosticados antes dos 60 anos, apresentam maior risco de desenvolver a doença. Quanto mais próximos forem os parentes com câncer de próstata, maior será o risco.

• Fatores hormonais: Alguns estudos sugerem que os fatores hormonais desempenham um papel no desenvolvimento do câncer de próstata.

• Fatores ambientais: Fatores como poluição do ar, exposição a certos produtos químicos e fertilizantes. As evidências sugerem que dietas ricas em frutas e vegetais podem ter um efeito protetor, enquanto dietas ricas em gorduras animais podem aumentar o risco de cancro da próstata. A deficiência de vitamina D e o consumo de álcool também podem ser fatores prejudiciais.

O câncer de próstata é caracterizado por sua evolução lenta. Levando isso em consideração, seus sintomas podem levar anos para se manifestarem. Em qualquer caso, os sintomas associados a alguns casos de cancro da próstata podem manifestar-se inicialmente através de distúrbios urinários:

• Incapacidade de urinar.

• Urinar com mais frequência, especialmente à noite.

• Urinar em pequenas quantidades.

• Sentir dor pélvica ou incontinência urinária.

• Urinar sangue.
Além destes sintomas, podem ocorrer outros menos frequentes:

• Dor frequente na parte inferior das costas e/ou quadris.

• Dor ao ejacular.

• Presença de sangue no sêmen.

O câncer de próstata é geralmente uma doença silenciosa, de progressão lenta e muitas vezes assintomática (sem sintomas), portanto o aparecimento de sintomas pode indicar doença avançada. Detectá-lo precocemente é essencial, pois permite um tratamento com taxa de cura muito elevada.

O câncer de próstata pode ser diagnosticado através de exames médicos específicos, como ultrassonografia da próstata (com palpação prévia da próstata através do toque retal) e análise sanguínea de um marcador, o PSA (Antígeno Específico da Próstata). Esses testes podem detectar a doença antes que os sintomas apareçam.

Tal como acontece com todas as doenças oncológicas, o diagnóstico precoce é essencial para melhores resultados do tratamento, melhor e mais prolongada sobrevivência e menor probabilidade de morte.

Para mais informações contacte o Grupo HPA Saúde através do telefone (+351) 282 420 400.

Isenção de responsabilidade:
As opiniões expressas nesta página são da responsabilidade do autor e não do Portugal News.

Compartilhar
Exit mobile version