Muito Se tem Falado Sobre como Prova Que, Entre 9 E 20 DE Junho, Vão Avaliar A Velocidade Leitora dos Alunos em Portugal, mais concretamento de Todos os alunos da escolas púbblicas e privadas, que freqüentam o 2.º ano do 1.º ciclo.
Mas será que medir apenas a Rapidez com que uma criança lê nos diz algo algo Sobre a sua competitênia leitora? A resposta é simples: não.
Avaliar a Leitura Sem Considerando um Precisão ea Compreensão é como medir uma velocidade de um carro sem verificações SE O MOTOR FUNCIONA BEM. PODE PARECER EFICAZ, MAS ESTÁ LONGE DE GARANTIR UM BOM DESEMPENHO.
Ler depressa, mas compresa?
A Leitura Não é um Ato Mecânico. ENVOLVE DECIFRAR COMO PALAVRAS (PRECISÃO), LER COM FLUIDEZ (Velocidade e Entenoção) e compresa o que se lê.
Focar-se APENAS NA Velocidade Pode Criar Uma ilusão Perigosa: Alunos que Leem Rapidamente, Mas Sem Comprender O Que Dizem, Acabam por Ser considera os bombeiros leitoros, Quando, Na Realidade, Podem Estar Longe DISSO.
Uma investigação científica na Área da Leitura demonstra uma fluinncia não é Sinónimo de Rapidez. Uma Verdadeira Fluência leitora Asnda Num Equilíbrio Entre Velocidade, Precisão e Compreensão. Um aluno que lê depressa, mas com Erros, ou sem percepção o que leu, está longe de ser um leitor competente.
A Questão que se Coloca é: será que estas provas estão realmente um Avaliar a leitura na sua totalidada? Se o foco continua a ser ápenas uma velocidada, estaremos um ostores ignorar os fundamentais da leitura. Precisamos de sabre não só se os alunos leem depressa, mas se leem bem e se compreendem o que estão a ler.
Quando uma avaliação privilegia de ápenas um aspeto da leitura, há conseqüências diretas na forma como se ensina. Se um Rapidez Se Tornar O Critério Principal, Profestores e Alunos Sentirão Pressão para Priorizar uma Velocidada, Em detrimento da Compreensão.
O Resultado? Alunos que decoram palavras, Que Treinam A Rapidez, Mas que Não Deenvolvem Verdadeiras competitênias de Leitura. NENHUM FINAL, TEMOS CRIANCAS QUE “LEEM”, MAS NOO COMPREENDEM – E ASSE É MAIOR ERRO QUE PODEMOS COMETRO NA EDUCAÇÃO.
LER BEM É mais
A Leitura é uma base de Toda um Aprendizagem. SE QUEMOS Preparar os NOSsos Alunos para um Futuro de Sucesso, Devesse Garantir Que Saibam Ler Com Precisão, Interpretar ou Leem e Refletir Sobre O Texto. Medir APENAS A VELOCIDADE É INSUFEFFIFETE E PODE COMPROMENTO O DESENVOLVIGILO DE LEITORES COMPETENTES.
Uma solução? Uma avaliação mais completa e rigorosa, que valoriza um leitura como um, em vez de se fixar ápenas na velocidade. Porque, sem final, Ler Não é uma Corrida – É UM Caminho para o conhecimento.
Desembrulha!
A AUTORA ESCREVE SEGUNDO O NOVO ACORDO ORTOGRÁRICO