Terça-feira, Setembro 17

Fonte do Ministério da Justiça disse à Lusa que os mandados de detenção internacionais foram assinados hoje à tarde.

 

Na terça-feira, foram emitidos os mandados de detenção europeus e os internacionais hoje assinados visam todos os outros países.

O mandado de detenção europeu é uma decisão judiciária emitida por um Estado-membro com vista à detenção e entrega por outro Estado-membro de uma pessoa procurada para efeitos de procedimento criminal ou para cumprimento de uma pena ou medida de segurança privativa da liberdade.

Na terça-feira, a ministra da Justiça, Rita Alarcão Júdice, anunciou uma auditoria urgente à segurança dos 49 estabelecimentos prisionais de Portugal, na sequência da fuga destes cinco reclusos.

Segundo a ministra da Justiça, em causa está uma “situação de criminalidade organizada”. “Não nos deixemos iludir com o aparente caricato de uma escada encostada a um muro”, frisou.

Notícias ao Minuto | 20:31 – 10/09/2024

Além dessa, a ministra avançou que determinou uma segunda auditoria de gestão ao sistema prisional para avaliar a organização e afetação de recursos da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) e de todos os estabelecimentos prisionais do país.

Com base no relatório da auditoria à atuação dos serviços de vigilância e segurança, que foi elaborado pela Divisão de Serviços de Segurança da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, Rita Alarcão Júdice explicou que a fuga dos reclusos “demorou seis minutos” e só foi detetada cerca de uma hora depois.

Notícias ao Minuto © SNCGP/Facebook

Os evadidos são dois cidadãos portugueses, Fernando Ribeiro Ferreira e Fábio Fernandes Santos Loureiro, um cidadão da Geórgia, Shergili Farjiani, um da Argentina, Rodolf José Lohrmann, e um do Reino Unido, Mark Cameron Roscaleer, com idades entre os 33 e os 61 anos.

Foram condenados a penas entre os sete e os 25 anos de prisão, por vários crimes, entre os quais tráfico de droga, associação criminosa, roubo, sequestro e branqueamento de capitais.

Leia Também: Emitidos mandados de captura europeus contra fugitivos de Vale de Judeus

Compartilhar
Exit mobile version