Quinta-feira, Dezembro 26

A Direcção-Geral da Saúde (DGS) divulgou esta terça-feira que a vacinação contra a gripe bateu recorde no grupo de pessoas com 85 e mais anos de idade, ao serem vacinados mais de 285 mil cidadãos em três meses.

Segundo o relatório de vacinação sazonal da DGS, entre 20 de Setembro e 22 de Dezembro deste ano, foram vacinadas mais de 285 mil pessoas com 85 ou mais anos de idade contra a gripe. “A maior adesão registada desde o outono de 2022, correspondendo a uma cobertura de 83,58%. Simultaneamente, mais de 220 mil pessoas nesta faixa etária foram vacinadas contra a covid-19”, refere o documento.

A DGS realça no relatório que este “é o grupo mais vulnerável às complicações graves que podem resultar das infecções respiratórias”, nomeadamente, no outono e inverno.”Trata-se de um marco positivo na prevenção de hospitalizações e óbitos no âmbito da resposta sazonal em Saúde, tendo beneficiado, pela primeira vez, do alargamento da gratuitidade da vacinação contra a gripe de dose elevada”, lê-se.

Desde o dia 17 de Dezembro que a vacinação gratuita contra a gripe e a covid-19 ficou disponível para o grupo entre 50 e 59 anos, com a DGS a prever que chegue a 250 mil pessoas. “No ano passado, vacinamos cerca de 250 mil pessoas dos 50 aos 59 anos e esperamos que este ano também consigamos alcançar este valor”, disse o subdiretor-geral da Saúde, André Peralta-Santos, à agência Lusa.

Segundo o mesmo, a decisão de aumentar a vacinação sazonal a esta faixa etária deve-se à disponibilidade de doses, tendo em conta que, actualmente, existem em “estoque“Cerca de 400 mil vacinas contra a gripe.

Perante esta possibilidade, e como tem sido habitual há alguns anos, a DGS vai “dando a possibilidade de outros grupos etários se vacinarem gratuitamente”, referiu André Peralta-Santos. “Ainda queremos vacinar mais pessoas, especialmente, no grupo de 60 ou mais anos”, referiu André Peralta-Santos, para quem a vacinação “é sempre um meio muito fácil” de protecção contra os efeitos mais contrabando da gripe e da covid-19 .

André Peral-Santos reafirmou ainda a mensagem de que a vacina contra o coronavírus é segura e que a covid-19 continua a provocar doença grave, especialmente, nos mais idosos. A DGS apela ainda, com o início do inverno, e com maior circulação de vírus respiratórios, a “todos os grupos elegíveis para que não deixem de se vacinar, protegendo-se e às outras pessoas”. A campanha de vacinação sazonal do Outono-Inverno 2024-2025 contra a gripe e a covid-19 arrancou em 20 de Setembro em cerca de 3.500 pontos de vacinação em todo o país, com objectivo de vacinar 2,5 milhões de pessoas.

Compartilhar
Exit mobile version