Sexta-feira, Outubro 11

Em comunicado hoje divulgado, a ULSAS explica que o projeto visa reduzir a utilização inapropriada dos serviços de urgência, através de referência prévia pelo SNS 24.

 

Assim, a partir de 17 de outubro, os utentes de Almada-Seixal devem dirigir-se aos Serviços de Urgência do Hospital Garcia de Orta (HGO) depois de entrar em contacto com a linha SNS 24 e obter a adequada referenciação.

Através do número 808 24 24 24, os utentes receberão uma orientação para a sua situação clínica, quer seja relativa a autocuidados, referenciação para o Serviço de Urgência ou agendamento de uma consulta nos Cuidados de Saúde Primários, para o próprio dia ou para o dia seguinte (no prazo de 24 horas).

Esta orientação, explica a ULSAS, irá permitir uma melhor gestão dos recursos e da qualidade de resposta no SNS, retirando dos serviços de urgência os casos não emergentes e priorizando as verdadeiras situações graves.

Por outro lado, frisa a Unidade Local de Saúde Almada-Seixal, os utentes evitam esperas e deslocações desnecessárias aos serviços de saúde.

Este é um projeto da Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS), com o apoio dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).

A ULSAS assegura que o hospital irá disponibilizar telefones com ligação direta à linha SNS 24 para que os utentes que não tenham previamente ligado, antes de recorrer às urgências, o possam fazer a partir da instituição hospitalar.

O cantor Toy dá rosto à campanha de divulgação local, que conta com parceiros como as autarquias de Almada e Seixal, Almada Forum, Carris Metropolitana, Fertagus, Rio Sul Shopping e Transtejo.

A Unidade Local de Saúde de Almada-Seixal (ULSAS) integra o Hospital Garcia de Orta e o Agrupamento de Centros de Saúde de Almada-Seixal, no distrito de Setúbal.

Leia Também: Telemonitorização de doença pulmonar reduz idas à urgência no Alto Minho

Compartilhar
Exit mobile version