Terça-feira, Outubro 8

O candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, considerou, esta segunda-feira, que Gaza poderia ser “um dos melhores locais no mundo”.

 

As declarações surgiram depois de Trump ser questionado por Hugh Hewitt, uma personalidade conservadora, se Gaza podia ‘rivalizar’ com locais como o Mónaco, se fosse “reconstruída da forma correta” e tornar-se um sítio de que todos os “palestinianos se orgulhassem”.

“Podia ser melhor do que o Mónaco. A melhor água, o melhor tudo. Tem, é o melhor, digo-o há anos. Já lá estive, e é duro. É um sítio duro, antes de todos os ataques e antes de tudo o que aconteceu nos últimos anos”, explicou, citado pela imprensa internacional.

Trump referiu que “já tinha estado lá” e que o que tinha feito dizer “uau”. “Podia ser o sítio mais bonito. O tempo, a água, tudo, aquele clima – podia ser tão bonito. Podia ser a melhor coisa do Médio Oriente, podia ser um dos melhores lugares do mundo“, afirmou.

O Hamas e outras fações extremistas palestinianas atacaram o sul de Israel em 7 de outubro de 2023, numa ação sem precedentes que causou cerca de 1.200 mortos e 251 reféns que foram levados para Gaza, segundo Israel.

Israel respondeu ao ataque com uma ofensiva na Faixa de Gaza que, desde então, provocou cerca de 42.000 mortos, segundo o governo do enclave controlado pelo Hamas desde 2007.

Também mais de 740 palestinianos foram mortos na Cisjordânia e em Jerusalém Oriental, sob ocupação israelita. Nos últimos meses, e semanas, o conflito alastrou-se, envolvendo ataques vindos do Líbano e Israel.

Leia Também: “Só ele pode preservar democracia”. Eis Musk e Trump juntos em Butler

Compartilhar
Exit mobile version