Segundo os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), esta nova modalidade de atendimento, disponível para pessoas com 18 ou mais anos, complementa os serviços já existentes da Linha SNS 24 (808 24 24 24), “garantindo maior celeridade e eficiência, sobretudo nos períodos de maior demanda.”
Para utilizar este serviço digital, ao ligar para a linha SNS 24, o utilizador terá de selecionar a opção ‘sintomas respiratórios’, após a qual será convidado para um atendimento digital mais rápido através de rastreio digital.
Após se identificar com o CPF, o usuário recebe uma mensagem no celular com ‘link’ e código para acessar o portal de triagem.
No portal, após uma “avaliação inicial rápida e segura”, os utentes poderão ter um de três encaminhamentos possíveis: contacto do INEM (em casos urgentes), encaminhamento para confirmação por profissional de saúde do SNS 24 (casos menos graves) ou orientação ficar em casa com cuidados específicos.
Nos casos que necessitem de validação por um profissional de saúde, será disponibilizado ao utente um número de contacto prioritário.
“Todas as respostas fornecidas na triagem digital são automaticamente partilhadas com o enfermeiro, permitindo uma avaliação clínica mais rápida, com contexto e orientação adequados”, destaca a SPMS, acrescentando que esta inovação foi desenvolvida para “melhorar a capacidade de resposta em períodos de elevada procura, mantendo os elevados padrões de segurança clínica e processual que caracterizam o SNS 24”.
A Linha SNS 24 terminou 2024 com mais de 3,5 milhões de chamadas atendidas, o que representa um crescimento de 87% face ao ano anterior, “o que reforça o papel crucial deste serviço no acesso ao Serviço Nacional de Saúde”.
Durante o mês de dezembro de 2024, a procura pela Linha SNS 24 intensificou-se, atingindo mais de 490 mil chamadas atendidas, um aumento de mais de 100 mil face ao mês anterior.