Segunda-feira, Outubro 21

Se tivermos de travar o carro de forma imediata, temos ou não de colocar o pé na embraiagem? Esta é uma dúvida que muitos condutores têm, mas que foi respondida por Ernesto Nava, diretor da escola de condução RACE, em Espanha.

 

“Numa travagem de emergência, o condutor pretende que o carro pare o mais rápido possível, por isso é necessário que se pise a fundo o pedal de travão desde início. A reação deve ocorrer o mais rápido possível diante de qualquer imprevisto. Por exemplo, a 130 km/h num segundo são percorridos a 36 metros, o que dá entre oito a nove carros em fila. Muitos metros por segundo”, afirmou Ernesto Vara, em declarações ao jornal El Motor.

Neste caso, importa ter ou não ABS? O especialista em condução afirma que é igual em ambos os casos. “Tanto com ABS quanto sem ABS, o condutor deve pressionar simultaneamente, desde o início e até ao fim da travagem, os dois pedais: embraiagem e travão”, refere.

“Ao desengatar o carro, eliminamos a força motriz que atua nas rodas, permitindo que os travões funcionem de forma mais eficiente e direta para parar o carro. Ou seja, ao remover a força do motor, os travões podem concentrar-se na sua função principal”, concluiu.

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