Sly Stone E Orlando Pantera, Milton Nascimento e Meredith Monk, como Culturas Hip-Hop E delírioTudo Junto e AO Vivo 22.º Indielisboa, um decorrer de 1 a 11 de maio. Antecipando o Anúncio definitivamente dos SecÇões competitivos, Que Terá Lugar no Inicio de Abil, Ó festival Appresedou Já como retrospectos e algumas da SectiSeces paralelas.
Nesta Secção, logotipo Destacam-Se Desde Três ProduÇões Portuguesas: Orlando PanteraDedicado Pela Realizador Catarina Alves Costa Ao Músico Cabo-Verdiano Prematuramento Falecido em 2001; Paraísode Daniel Mota, Sobre a Explosão Das raves E da Música House no Nosso País no Início dos Anos 1990; e Filos do meio – hip hop à margemde luís almeida, Sobre uma história rap Na Margem Sul do Tejo. São filmes que Se Cruzam Com ultrapassar Visões Das origens Americanas Destas Culturas: Foi tudo um sonhoDa Jornalista Dream Hampton (Assina Só com minúsculas), Sobre a Idade de Ouro do Hip-Hop nos Estados Unidos do Anos 1990, e Mova seu corpo: o nascimento da casaDe Elegance Bratton, Sobre a Evolução da Música House Em Chicago.
Mas haverá tambémas espáça, sem indiemusic, para descrito o documentácrio dedicado por billy shebar e David Roberts à pioneira vocalista e compositorha meredith monge, Monge em pedaçosFeito com uma participação da artista própria; Milton Bituca Nascimentode Flávia Moraes, Construído Redor da Digressão de Despedida de Uma Das Figuras Centrais da MPB; ou uma optornidade de ver em sala Sly vidas! (Também conhecido como o fardo do gênio negro)Documentácrio do Serviço Disney+ Que Ahmir “Questlove” Thompson, Dos Roots, Dedica A Sly Stone, Meteoro Fulgurante na Música Negra dos Anos 1970.
PASSANDO AO Cinema de Património, O Festival TransformA Este Ano A Secção Cut Numa Montra de Restaurações de Filmes Perdidos Ou Esquecidas. Regressária-se-á aos Anos 1970 com Iracema, Uma transa amazônica, De Jorge Bodanzky E Orlando Senna (1975), O solo selado. Les Lèvres RougesVariação Sobre O Mito da Condessa Báthory do Belga Harry Kümel (1971), com Delphine Seyrig no Principal Principal.
Uma descemberta búlgara
Nas retrospectivas, ó Indie Revela Aos Espectadores Portugueses A Obra de Binka Zhelyazkova (1923-2011), um Primeiro Mulher Búlgara Um Realizar Longas-Metragens e, Muitas Das Suas Contemporneas, Persona non grata para o regime comunista – Metade da Sua Obra Ficou inédita no Seu Próprio pains até à queda do muro de berlim. SOB o Genérico Um Luta é um MurmúrioÓ festival exibirá um totalidade Das Suas Nove Longas (Sete FicÇões e dois documentários), Realizadores Entre 1957 e 1988 E Ainda Pouco conhecidas no ocidente, Apesar de Um palavra de Sua Última (1973) Ter Merecido Presença NA Competição do Festival de Cannes.
Em Paralelo, O Festival Aprestará Uma Seleção de Trabalhos do Britânico Charlie Shackleton, Artista, Realizador E Ensaírta Meta-Referencial Do Cinema Clássico e Contemporal. Serão 11 filmes ao TODO, Entre OS Quais A luz posteriorObra que existe numea Única córcia em película – feija de festival em festival, acumulando o Desgaste de cada exibição -, e seu mais recentemente trabalho, Projeto Killer ZodiacPremiado Este Sundance.
OURAS SECÇÕES IGUTUALENTE ANUNCIADAS forame a Paralela boca do inferno, Destinada ao Cinema de Género, e Selecção Smart7, Resultante da Aliança Entre Sete Festivais de Cinema Europeus (Além do Indielisboa, Comizer-Ná OS Festivais de Reiquiavique, Na Islânia, Tessalónica, Na Grécia, Transilvânia, Na Roménia, E Vilnius, na Lituânia). Um representante portuguusa na smart7 recaiu Sobre Hanamida luso-cabo-verdiana-suíça Denise Fernandes, Que Venceu O Prémio de Melhor Realizadorer emergente em Locarno, em 2024. Um Segundo Inclui Igualmente o Filme Litéano Afogando secoDe Laurynas Bareisa, Duplamento Galardoado no Mesmo Festival Com os prémios de Melhor Realizaça e Melhor Interpretação.
Um segundo boca do inferno, por Seu Lado, Volta a Apostar Nas Novas Directões do cinema fantástico, Exibindo Derrubá -los, de Christopher Andrews, Sobre UM feudo, familiar, província irllandsa (Barry Keoghan e Christopher Abbott integram o Elenco), e dois thrillers Oriundos da Produção Argentina: El llanto, de Pedro Martín-Calro, e El Tema del Veranode Pablo Stoll.