Terça-feira, Novembro 5

CIDADE DE OKLAHOMA (AP) – Fortes tempestades e tornados atingiram Oklahoma na manhã de domingo, jogando carros e arrancando telhados de edifícios no meio da noite e deixando dezenas de milhares de casas e empresas sem energia. Entre os numerosos feridos, 11 pessoas necessitaram de hospitalização, disseram as autoridades.

Muitos dos danos foram relatados dentro e ao redor da capital do estado, Oklahoma City, perto do centro do estado, mas também espalhados por outras partes do estado. As tempestades matinais dispararam alertas de tornado que se estenderam ao sul até a divisa do estado de Arkansas. Fortes chuvas causaram inundações repentinas em algumas áreas e foi relatado um incêndio em uma casa provocado por um raio.

Mais de 99.000 residências e empresas em Oklahoma perderam energia durante as tempestades noturnas. No final da tarde de domingo, esse número foi reduzido para cerca de 24 mil. Nenhuma morte foi relatada.

Richard Thompson, chefe de previsões do Centro de Previsão de Tempestades do Serviço Meteorológico Nacional em Oklahoma, disse acreditar que seis ou mais tornados atingiram o estado durante a noite. Enquanto isso, os meteorologistas alertaram os residentes do estado para se prepararem para mais chuvas fortes e possível mau tempo até segunda-feira.

“Ainda não terminamos”, disse ele.

Um alerta de tornado em grande parte da parte central e sudeste de Oklahoma estava em vigor até as 20h de domingo. Outras áreas estavam sob vigilância de trovoadas ou inundações.

Na cidade de Choctaw, a leste de Oklahoma City, bombeiros e policiais foram de porta em porta na manhã de domingo para perguntar sobre feridos.

“Isso destruiu um bairro completo em Choctaw”, disse o prefeito da cidade, Chad Allcox, à Associated Press. Ele acrescentou que os destroços dificultaram os esforços de busca e resgate. “As linhas de energia estão caídas em todos os lugares… muitas estradas estão bloqueadas, difíceis de passar. Árvores muito grandes bloqueando estradas.”

O porta-voz do Corpo de Bombeiros de Oklahoma City, Scott Douglas, disse à AP que as fortes chuvas e a ameaça persistente de tornados na escuridão da manhã complicaram os primeiros esforços de busca e resgate. Ele descreveu uma primeira varredura nas áreas mais atingidas por volta de 1h30.

“Foi uma forte chuva. Estávamos tentando varrer a área com outra possibilidade de passagem de um tornado”, disse ele. “Então isso também estava em nossas mentes.”

A equipe de emergência teve que libertar duas pessoas de uma casa móvel tombada, incluindo uma mulher ferida quando um ar condicionado pousou em sua perna, disse Douglas.

A escala dos danos entrou em foco quando o dia amanheceu. Imagens da televisão local mostraram linhas de energia derrubadas, paredes arrancadas de casas, veículos capotados e ruas de bairros repletas de escombros.

Douglas disse que 11 pessoas foram transportadas para hospitais com ferimentos que não apresentavam risco de vida. “Houve alguns outros ferimentos leves, alguns feridos ambulantes, que receberiam tratamento por conta própria”, disse Douglas.

Allcox disse que alertas meteorológicos antecipados e sirenes de tornado provavelmente salvaram vidas.

Vários abrigos – incluindo um aberto num casino pela Cruz Vermelha Americana – estão disponíveis para residentes deslocados ou sem energia, disse o Departamento de Gestão de Emergências de Oklahoma.

O Oklahoma Heart Hospital South também sofreu danos, disseram autoridades estaduais de saúde.

Na Universidade de Oklahoma, os funcionários da escola pediram aos alunos e funcionários que procurassem abrigo e se mudassem para o andar mais baixo quando as tempestades se aproximassem do campus depois da meia-noite. O escritório do Serviço Meteorológico Nacional em Norman também emitiu avisos urgentes, postando nas redes sociais: “Se você estiver no caminho desta tempestade, proteja-se imediatamente!”

Partes de Oklahoma permaneceram em risco de chuvas mais fortes e tempestades no domingo.

___

Os repórteres da Associated Press Kevin McGill em Nova Orleans e Jackie Quinn em Washington contribuíram.

Compartilhar
Exit mobile version