Quarta-feira, Novembro 6

A tempestade tropical Rafael formou-se no Caribe na segunda-feira, uma tempestade que deve se intensificar e se tornar um furacão e ameaçar a Costa do Golfo dos EUA neste fim de semana, disse o Centro Nacional de Furacões.

No entanto, dadas as incertezas significativas na trajetória e intensidade das previsões de longo prazo, é muito cedo para determinar quais impactos poderão ocorrer nos EUA, se houver, disse o centro de furacões.

“Nunca houve uma tempestade tropical ou furacão no Texas, Louisiana ou Mississippi durante novembro e dezembro. Portanto, isso seria um grande marco, mas isso não significa que as pessoas ao longo da costa central e ocidental do Golfo devam baixar a guarda, “, disse Alex DaSilva, especialista em furacões da AccuWeather.

Rafael é a 17ª tempestade nomeada na temporada de furacões no Atlântico de 2024, de acordo com o pesquisador de furacões da Colorado State University, Phil Klotzbach. Um ano médio vê 14 tempestades.

Jamaica e Cuba verão os primeiros impactos

Na tarde de segunda-feira, Rafael estava localizado a cerca de 175 milhas ao sul de Kingston, Jamaica, e tinha ventos máximos sustentados de cerca de 45 mph, com rajadas mais fortes.

“Um movimento para noroeste é esperado ainda hoje e deverá continuar nos próximos dias”, disse o centro de furacões em um comunicado na segunda-feira. Espera-se que o sistema se mova perto da Jamaica na noite de segunda-feira, passe perto ou sobre as Ilhas Cayman na terça-feira e se aproxime de Cuba na quarta-feira, de acordo com o NHC.

Meteorologistas disseram na segunda-feira que “o sistema pode estar próximo ou com intensidade de furacão quando passar perto das Ilhas Cayman e Cuba”.

O NHC disse que condições de tempestade tropical são esperadas na Jamaica na noite de segunda-feira e que condições de furacão são possíveis nas Ilhas Cayman na tarde de terça-feira. Espera-se que fortes chuvas afetem áreas do Caribe Ocidental. As chuvas mais fortes provavelmente ocorrerão na Jamaica e em partes de Cuba até o meio da semana.

São esperados totais de chuva de 7 a 15 centímetros – até 23 centímetros em alguns lugares – e podem ocorrer inundações e deslizamentos de terra em partes da Jamaica e de Cuba, disse o NHC.

Dentro de três ou quatro dias, quando o sistema atingir o Golfo Central, um aumento acentuado no cisalhamento vertical do vento sudoeste, o ar mais seco e as águas ligeiramente mais frias deverão pôr fim à tendência de fortalecimento e induzir o enfraquecimento, disseram os meteorologistas.

A temporada de furacões ainda está em alta: Rafael pode ameaçar os EUA ainda esta semana

Patty não é mais um ciclone tropical

O centro de furacões disse na segunda-feira que Patty não é mais uma tempestade tropical ou ciclone no extremo leste do Oceano Atlântico.

“Os remanescentes de Patty irão virar para leste-nordeste ainda hoje”, disse o centro do furacão. “Entre esta noite e terça-feira, é possível que ocorram fortes chuvas em partes de Portugal e no oeste da Espanha devido aos remanescentes de Patty.”

Rastreador de tempestades no Atlântico

.oembed-frame {largura:100%;altura:100%;margem:0;borda:0;}

Gabe Hauari é repórter de notícias de tendências nacionais do USA TODAY. Você pode segui-lo no X @GabeHauari ou envie um e-mail para Gdhauari@gannett.com.

Este artigo foi publicado originalmente no USA TODAY: Rastreador de tempestades: a tempestade tropical Rafael se forma no Mar do Caribe

Compartilhar
Exit mobile version