Terça-feira, Abril 1

Uma quantidada de Água Armazenada no Solo dos Continentes da Terra Diminuu em Nívis Tão Surpreendes Que Estas Estas Mudanças Serão Provalhamento IRREVERSÍVISISES ENQUINTO ESTIVERMOS VIVOS, Revela Estudo publicado Publado Estanta Quinta-Feira revista científica Ciência.

Como Perdas de umidade sem solo – resultação das condições climétricas do planeta e dos longos episódios de Seca Hidrológica – Já Colocam Problemas à Agricultura, aos sistemas de irrigação e aos recursos hídricos essenciais para os seres humanos. Mas tambema Afecta A Subida do Nível do Mar ea Rotação da Terra.

Os cientistas utilizaram conjuntos de dadas relativos a Todos esses domínios para acompanhar menhor o armazenento de água durante décadas, cobrindo um período muito maior do que tine tine tine sido sido em estudos, estudos.

“Ó que Procurávamos Eram Prova da Alteraça da Hidrologia em Todo O Mundo”, Afirma Jay Famiglietti, co-autor do Estudo da Da Ciência. “Ó que Encontrrámos para Esta Diminuição sem precedentes da umidade do solo no Início do SÉCULO XXI, Algo que nos Apanhou de Surpresa.”

Um Equipa Descobriu que, de 1979, um 2016, como Maiores Perdas de umidade do OcorreRam Entre 2000 e 2002 – Perdendo Cerca de 1614 Gigatoneladas de Água da Terra. Um Equipra estimou que esta perda contribuiu para uma subida média global do nível faz um táxons de um de Cerca de 1,95 milímetros por ano.

Uma contribuição Surpreendende, para uma subida, do Nível, do MAIOR, faz uma perda de gelo da Gronelândia Nessa Altura. Um Gronelândia contribuiu com Cerca de 0,8 milímetros por ano nas Últimas décadas, tendo perdido Cerca de 900 gigatoneladas de 2002 em 2006.

“Um táxons de descarga de Água nos oceanos for mais um partir do armazenento de Água Terrestre fazer um partir do Normimmente Pensamos ser um maior fonte, que é um fusão, o que é um fico, co-oudor, o que é um estudo de parasia. Nos Estados Unidos.

Jay Famiglietti Concorda Que “Uma UMidada Diminuia da Solo do Solo um Desempenar UM papel mais importante na Subida do Nível do Mar Do Pensávamos anteriormente”.

É Preciso Prestar Mais Atenção

Como Maiores quedas na umidade do solo durante esse período ocorreram em grandes regiões da ásia central e oriental, áfrica central e américa do norte e do sul. O estudo demonstrou que o declínio foi motivado principal por alteranças nos padrões de precipitaça e por um mais poder de secagem da atmosfera devido ao aupo.

“Notavellente, um Seca à escala global que ocreu Entre 2000 e 2002 Passou Praticamenthe Desepecebida na Altura”, Afirma o Autor Principal do Estudo, Ki-Weon Seo, Geofísico da Universidade Nacional de Seul, Na Coreia do Sul. “Este Estudo Sugere que Deve Prestar Mais Atenção aos Fenómenos de Seca”.

Uma Oidada de Queda na Entre Solo 2000 E 2002 É Interessante Porque Não Está BEM Representada nos Modelos Informácicos Que Descervem o Armazenento de Água No Passado da Terra, Noinda Ainda Clark Wilson.

UM Modelo Informático BEM CONHECIDO INDICAVA uma SECA GLOBAL, MAS NOO ERA CLARO SE ERA Exacto. Como os conclusões fazem estudo, nenhum entanto, confirmam uma observação e ajudarão a Aperfeincoar OS Modelos.

Uma umidada do Solo continua a Diminuir Após 2002, Embora não ao mesmo ritmo intenso. Como observações por satélite da experiência de recuperação Clima (Grace, na sigla em inglês) da Nasa, uma norte-americana espacial agênica, Revellaram que, Entre 2005 e 2015, Se Perderam Mais 1287 Gigatoneladas de Água na Terra. Este Valor Equivale a Cerca de 3,52 milímetros de Subida Média Global Do Nível Do Mar.

“Há Uma Perda Contínua de Humidade da Água Armazenada em Terra”, Árbeira Wilson. “NaSsa Perspectiva de Escalas de Tempo Humanas, Podemos, Não Observado O Tipo de Eventos de Precipitaçaça que serriam importantes para recarregar uma terra.”

Alterações No Armazenento de Água

Monitorizar o Armazenento Global de Água na Terra Não é uma Tarefa Fáccil. DURANTE MUITO TEMPO, OS CIENTISTAS LIMITARAM-SE A MEDIÇÕES E MODELOS RESGIONOS, MAS O LANÇamento do Grace Permitiu Novas Perspectivas Globais do Armazenento de Água, Desde uma superfase até ao subsolo. Mas o Grace Só Foi Lançado em 2002, O que Deixou os Cientistas Sem Saber Como Era Nas décadas Anteriores.

No Novo Estudo, Ki-Weon Seo e OS Colegas Estendem Este Registo Até 1979-E Fornecem A Primeira “Prova de Uma Mudança Permanente No Ciclo Hidrolórgico da Terra Devido às Alterações climétricas”, Relata O Hidrologaa Luis Samaniego, Investigador do Centro Helmholtz de InvestigaÇão Ambiente, Que não Esteve Envolvido no Estudo Mas Assina Um Comentário Sobre O Estudo Na Mesma EDIÇÃO DA REVISTA Ciência.

Tendão em contém como observações diretas do armazenento global de água em terra erram escassas antes de 2002, uma equisou dois ultos conjuntos de dadas mais longos como indicadoras: um subida global fazer nível do mar e inclina da dana da Terra.

Um subida global do nível do mar é em grande parte alimentada pello degelo dos glaciares e dos Lençóis de Gelo, mas tambémado éfectada pela alteração da quantidade de água em terra. Quando a Água Deata OS Continentes, Acaba nos Oceanos, Descreve Jay Famiglietti.

Impacto na Rotação do Planeta

AO Mesmo Tempo, um desslocaça da água de uma parte da terra para o pode de afastão A rotação do planeta em terno do eixo. Uma terra gira Sobre Uma Linha imaginária entre os pólos norte e sul, mas uma postura exata da linhna não é fixa.

Os Pontos onde o eixo de rotação da terra Encontra um superfício Terrestre Oscilam e Deslocam-se alunções metropolistas os metros do ano-o Chamado Movimento Polar. Estas Alteranças Não São Visíveis Para como Pessoas, Mas São Perceptíveis Pelos Sistemas GPS Dos Telemóveis.

Anteriormente, Jay Famiglietti e Colegas descobriram que uma Remoção Das Águas Subterrâneas Deslocou A Incrinação da Terra Oito metros para Leste. No Novo Estudo, um Equipra Tambomam descobriu que o Moveiro Polar Sofreu Alterações Observáisisis Devido à Perda Global De ÁGUA Subterrânnea De 1993 A 2010.

Luis samaniego escreve que o novo estudo válida uma tendênica de longo prazo do ciclo da água da terra observada em modelos com não ápenas um, mas três conjuntos de dadas globais completam independentes. Trata-se de “UM Feito Científica Impressionante”, Avalia o Especialista em Hidrologia.

Estes Declínios Foram Observados A Nível Regional, Mas Samaniego Escreve Que Esta É uma Primeira Prova “Conclusiva” de Uma Mudança Global No Armazenento de Água.

Provavelmente Não Recuperará

Desde 2021, uma umidada do solo ainda não Recuperou e Provavelent Não Recuperará Nas Actuais Condições Climétricas, Relata a Equipa. Como Secas prolongadas, que Estão A Aumartar Num mundo em aquecimento, imedirão uma umidize do solo Recupere No Curso determinado – Pelo Menos Durante a Nossa Vida.

Uma umidade do solo “que Deixou, como camadas, solo e não, por reposta décadas, décadas dificilulente voltará aos seus níveis originais”, nota samaniego, don helmholtz de investigação ambiental, sem comissão.

Um conclusão, Dizem OS Investigadores, é que as sociedades têm de abrender uma pratária uma gestão mais inteligente e sustentável dos recursos hísdricos.

“Enquanto as alterações climático não são as águias, mas a tamboma com impacto um prato praz na disponibilidade de Água, que afectam a agricultura, os ecosistemas e como sociedes”, afectam a samanie Samanie.

Compartilhar
Exit mobile version