Sábado, Junho 29

A Siri, assistente virtual do ecossistema da Apple, vai ter uma versão melhorada, com recurso a inteligência artificial (IA) – através da denominada Apple Intelligence -, até ao final deste ano, mas só atingirá novos patamares em 2025, diz o especialista da Bloomberg Mark Gurman.

Até ao fim deste ano, a Siri deverá ter um aspeto renovado – com o fim da esfera brilhante que, até agora, surge no ecrã quando é ativada – e mais capacidades conversacionais.

Ou seja, a assistente virtual da Apple deverá ter um entendimento melhor do discurso dos utilizadores e respostas mais naturais, bem como um maior conhecimento dos produtos da Apple, no iOS 18. Até ao fim deste ano, também deverá ser possível falar com a Siri através de comandos por texto, e não só por comandos verbais.

A integração nativa com o ChatGPT também poderá acontecer ainda este ano, permitindo à Siri recorrer a esta ferramenta em casos mais complexos. Não deverá, porém, estar disponível já na primeira versão do iOS 18.

Só em 2025, no entanto, é que se espera a chegada de mudanças ao mais alto nível, nomeadamente sobre o entendimento contextual dos iPhones dos utilizadores e da forma como utilizam as diferentes aplicações. A Siri deverá ver melhoradas as suas capacidades “semânticas”, para entender as ‘apps’, bem como a sua habilidade de interagir com elas e controlá-las.

As novidades relacionadas com inteligência artificial só deverão estar disponíveis no iPhone 15 Pro e no iPhone 16, bem como nos mais recentes modelos de iPad, com chips da série M. Deverão, também, chegar primeiro para os utilizadores anglófonos, devendo os restantes ter de esperar um pouco mais para recorrer a estas ferramentas.

Leia Também: Apple ultrapassa a Microsoft e recupera a maior capitalização bolsista

Compartilhar
Exit mobile version