Quinta-feira, Novembro 28

CINEMA

O Segredo de Brokeback Mountain
AMC, 17h46

Ang Lee (O Tigre e o Dragão, Sensibilidade e Bom Senso) é o realizador deste neo-ocidentalestreado em 2005. Narra uma história de amor proibido entre dois vaqueirospassado no Wyoming de 1963 e protagonizado por Heath Ledger e Jake Gyllenhaal. O Segredo de Brokeback Mountain venceu o Leão de Ouro no Festival de Veneza e arrecadou três Óscares – melhor realizador (Lee), argumento adaptado (Larry McMurtry e Diana Ossana) e banda sonora (Gustavo Santaolalla) – entre os oito para que foi nomeado.

Estado Livre de Jones
Cinemamundo, 21h

Na década de 1860, Newton Knight se revoltou contra o Exército Confederado da Guerra Civil Americana e tentou fundar seu próprio estado independente e multicultural. Essa história é aqui contada por Gary Ross (realizador de filmes como Pleasantville – Viagem ao Passado ou Jogos Vorazes: Os Jogos da Fome), com Matthew McConaughey como protagonista. Gugu Mbatha-Raw, Keri Russell, Mahershala Ali e Brad Carter também fazem parte do elenco.

Hancock
Hollywood, 21h30

Will Smith é John Hancock, um super-herói incompreendido e diferente do habitual. É certo que voa e que tem poderes e tal. Mas também é mulherengo, alcoólico e um poço de problemas. Esta comédia de ação saiu em 2008, antes dos super-heróis dominarem o cenário das estreias de cinema. Foi conduzido por Peter Berg e escrito por Vince Gilligan, ex-argumentista de Ficheiros Secretos que, no mesmo ano, estreou sua obra mais famosa: a série Liberando o mal.

Céus do Líbano
RTP2, 23h04

Década de 1950. Alice (Alba Rohrwacher) deixa sua Suíça natal para começar uma nova vida em Beirute (Líbano). Ali conhece Joseph (Wajdi Mouawad), um astrofísico sonhador por quem se apaixona e com quem tem uma filha. Anos mais tarde, a guerra civil se instalou e interrompeu o paraíso familiar. Selecionado para a Semana da Crítica em Cannes, Céus do Líbano marca a estreia em longa-metragem da realizadora franco-libanesa Chloé Mazlo, que escreve o argumento em parceria com Yacine Badday.

SÉRIE

Sena
Netflix, transmissão

Minissérie brasileira criada por Vicente Amorim, com Gabriel Leone aos comandos do elenco na pele do tricampeão mundial de Fórmula 1 Ayrton Senna da Silva (1960-1994). Feita com aprovação e colaboração da família do piloto, Sena é composto por seis episódios que abarcam a sua história de vida desde que era um menino paulista que sonhava com as pistas até ao trágico acidente que o vitimou no circuito de Ímola, no Grande Prémio de São Marino, aos 34 anos, faz este ano três décadas.

DOCUMENTÁRIOS

Ana e Maurício
Edição TVCine, 10h25

Com realização de Catarina Mourão (Pelas Sombras, A Toca do Lobo, O Mar Enrola na Areia), Ana e Maurício acompanha o processo em que Ana Marchand, pintora e viajante inveterada, (re)descobre que as suas paixões estão ligadas às memórias de um familiar, Maurizio Piscicelli.

Caminhos de Ferro nas Montanhas Rochosas
National Geographic, 22h54

Em estreia nas noites de sexta-feira, uma série documental que convida a embarcar numa “viagem exclusiva através da selva gelada das montanhas junto ao caminho-de-ferro mais inóspito” do Canadá, onde o transporte de mercadorias e passageiros se transforma numa proeza perante “a ameaça constante de avalanches ocultas, pingentes de gelo monstruosos, penetração de rochas e vida selvagem perigosa”, enumera o canal. É precisamente uma avalanche que se atravessa na rota da composição seguida pelo primeiro episódio.

DESPORTO

Futebol Feminino: Portugal x Chéquia
RTP1, 19h36

A seleção portuguesa feminina de futebol defronta a equipe checa no Pague decisivo do apuramento para o Euro2025. Nesta sexta-feira é disputada a primeira mão; a segunda está marcada para a próxima terça-feira. Portugal marcou presença nos dois últimos campeonatos europeus – em 2017 nos Países Baixos e em 2022 em Inglaterra –, edições nas quais não passaram a fase de grupos.

Compartilhar
Exit mobile version