Sábado, Dezembro 14

Durante uma arritmia, o coração pode bater muito rápido, muito lento ou com ritmo irregular.

Os marca-passos enviam pulsos elétricos para ajudar o coração a bater em ritmo e frequência normais. Os marca-passos também podem ser usados ​​para ajudar as câmaras cardíacas a baterem em sincronia, para que o coração possa bombear o sangue com mais eficiência para o corpo. Isto pode ser necessário se você tiver insuficiência cardíaca.

Você pode precisar de um marca-passo temporário (curto prazo) ou permanente (longo prazo). Um marca-passo temporário normalmente é inserido através de uma veia do pescoço e permanece fora do corpo. Um marca-passo permanente é colocado no peito ou abdômen. Este tópico se concentra em marca-passos permanentes.

Muitas pessoas com marca-passos podem retornar às suas atividades regulares em poucos dias. Pode ser necessário evitar certos dispositivos elétricos ou dispositivos que possuam campos magnéticos fortes.

Os marcapassos usam pulsos elétricos de baixa energia para controlar a frequência e o ritmo dos batimentos cardíacos. Os marcapassos tradicionais enviam pulsos elétricos através de fios, também conhecidos como eletrodos. Os marcapassos sem fio são um tipo mais recente de marcapasso.

Os marcapassos tradicionais (também chamados de marcapassos transvenosos) têm três partes principais: um gerador de pulsos que cria os pulsos elétricos, fios implantados dentro das veias que levam os pulsos ao coração e eletrodos que detectam os batimentos cardíacos naturais.

Um gerador de marcapasso tradicional é colocado fora do coração, no peito ou no abdômen. Ele é conectado por meio de fios a eletrodos dentro de uma a três câmaras cardíacas.

O procedimento pode ser planejado com antecedência ou realizado durante uma emergência (marca-passo temporário). Você receberá medicamentos para anestesiar partes do corpo ou fazer você dormir durante o procedimento.

Diferentes tipos de marca-passos requerem procedimentos diferentes para sua colocação.

Depois de receber um marcapasso permanente, você se recuperará no hospital por algumas horas ou durante a noite. Você receberá um cartão com informações sobre o dispositivo e suas configurações, seu médico e o hospital onde o recebeu. Certifique-se de levar este cartão sempre com você.

No dia seguinte ao procedimento, você poderá fazer um raio-X para garantir que o marca-passo e os fios estão no lugar. Sua equipe também pode recomendar um eletrocardiograma para monitorar seu ritmo cardíaco. Eles verificarão se o dispositivo está programado corretamente para você antes de você receber alta. Eles também podem garantir que o dispositivo possa transmitir dados remotamente.

Seu médico fornecerá instruções a serem seguidas durante a recuperação em casa, como:

Quais medicamentos tomar

  • Quando retomar as atividades normais. Seu médico provavelmente irá aconselhá-lo a evitar dirigir ou levantar pesos por pelo menos uma semana. A maioria dos indivíduos retorna às suas atividades regulares alguns dias após a cirurgia.
  • Como evitar que os fios se desloquem. O seu médico pode aconselhá-lo a ser cauteloso ou evitar levantar pesos, atividades físicas extenuantes ou levantar os braços acima da cabeça. Estas atividades podem deslocar o dispositivo ou um fio.
  • Quando agendar uma consulta de acompanhamento. Normalmente, a primeira consulta ocorre um mês após o implante, com visitas subsequentes a cada 6 a 12 meses.

Para mais informações contacte o Grupo HPA Saúde através do telefone (+351) 282 420 400.

Isenção de responsabilidade:
As opiniões expressas nesta página são da responsabilidade do autor e não do Portugal News.

Compartilhar
Exit mobile version