Quinta-feira, Outubro 10

Explicador

A comentadora da SIC, Maria João Tomás, refere que as instalações petrolíferas e nucleares iranianas podem ser um dos alvos israelitas mas acrescenta que a suas localizações dispersas poderão impedir Israel de efetuar um grande ataque.

O ministro da Defesa israelita, Yoav Gallant, afirmou esta quarta-feira que um ataque israelita ao Irão em resposta ao seu recente ataque com mísseis sobre território israelita seria “letal” e “surpreendente”.

Numa altura em que se espera à retaliação de Israel ao ataque do Irão do passado dia 1 de outubro, há duas questões que se colocam: quais são os possíveis alvos de Israel no Irão e como é que Israel poderá fazer estes ataques.

A comentadora da SIC, Maria João Tomás, dá uma ajuda com o seu explicador.

A historiadora refere que todas as rotas de Israel para o Irão têm fragilidades, devido ao pedido iraniano para que os países islâmicos impedissem o avanço das tropas israelitas.

Maria João Tomás acrescenta ainda que as instalações petrolíferas e nucleares do Irão estão bastantes dispersas, criando dificuldades a Israel de efetuar um grande ataque a essas mesmas infraestruturas.

Compartilhar
Exit mobile version