Freqüentemente usamos janeiro como um meio de nos punir por nos divertirmos demais em dezembro. Mas em vez de dedicá-lo à privação (“Sem álcool, sem açúcar, sem hidratos de carbono…”) e estabelecer uma série de metas impossíveis (“Correrei 10 km todos os dias”), porque não fazer com que Janeiro pareça esperançoso em vez de sombrio?
Uma maneira de fazer isso é estabelecer algumas resoluções genuinamente alcançáveis, que o ajudarão a se sentir mais saudável e alegre durante todo o ano. Pedimos a especialistas em saúde as principais promessas de que todos nós nos beneficiaríamos…
Vá devagar
“O ano novo sempre parece o momento perfeito para se reinventar, até que seu corpo lembre que não foi feito para milagres da noite para o dia. Pular muito rápido pode levar a overtraining ou lesões, prejudicando seu progresso antes mesmo de começar”, diz Mehmet Gem, The Hip Physio. “Em vez disso, aborde o exercício com um plano gradual e estruturado. Comece com atividades de baixo impacto, permitindo que seu corpo se adapte e se fortaleça com o tempo. A consistência, e não a intensidade, é a chave para resultados sustentáveis.”
Silencie seu crítico interno desagradável
“A falta de confiança e autoconfiança pode realmente afetar nossa saúde mental e bem-estar. Se não tivermos uma voz gentil em nossa cabeça, inadvertidamente nos rebaixamos, o que pode evoluir para depressão ou ansiedade”, diz a Dra. Sophie Ward, chefe do departamento de psicologia da Universidade de Arden. “Para ajudar a silenciar o seu crítico interior, experimente algo novo uma vez por mês que o tire da sua zona de conforto. Quando você assume novos desafios, mesmo que pareçam intimidadores, você lentamente aprende a si mesmo que é capaz de lidar com coisas que antes pensava que nunca seria capaz. Cada sucesso fora da sua zona de conforto não só aumentará a sua confiança, mas também lhe ensinará coisas novas que você pode aplicar na sua vida pessoal ou profissional.”
Defina um desafio mensal de sono
“O sono é crucial para a recuperação, o humor e a função cognitiva. O sono insatisfatório pode levar a muitas implicações para a saúde, incluindo enfraquecimento da função imunológica e aumento dos níveis de estresse. Procure ter sete a nove horas de sono de qualidade [per night] para rejuvenescer o corpo e a mente”, diz o Dr. Vijay Nayar, GP da Healthium Clinic. “Comece um desafio mensal de sono no qual você experimenta diferentes rotinas de hora de dormir para descobrir o que funciona melhor para você. Crie um ‘santuário de sono’ organizando um espaço aconchegante cheio de travesseiros macios, pouca iluminação e aromas calmantes como lavanda.”
Comprometa-se com exercícios que você realmente gosta de fazer
“O erro comum que vemos é que as pessoas tendem a ter breves explosões de entusiasmo e ação, que depois desaparecem suavemente após algumas semanas”, diz PT Gary Lockwood, CEO da 24/7 Fitness. “Primeiro, não é o entusiasmo que faz com que as pessoas estejam em forma – o entusiasmo vai e vem – é a disciplina que nos tira do sofá. Em segundo lugar, as pessoas tendem a criar rotinas que são impossíveis de seguir a longo prazo, como muito tempo no ginásio, o que é difícil de agendar, ou baixo consumo de calorias e não alimentar os treinos, por isso sentem-se péssimos e depois evitam o ginásio. Terceiro, eles tendem a escolher atividades que consideram torturantes. Encontre as coisas que você gosta de fazer e cumpra-as!
Reimagine janeiro seco
“Reformule seus pensamentos sobre o que você está ganhando, e não sobre o que está perdendo – em vez de dizer a si mesmo que está ‘desistindo’ do álcool em janeiro, tente dizer a si mesmo que está se dando 31 manhãs sem ressaca e uma oportunidade desfrutar de experimentar um novo coquetel sem álcool a cada fim de semana”, diz o psiquiatra consultor da Priory, Dr. David McLaughlan, cofundador da curb.health. “Pessoalmente, estou tentando reduzir o consumo de álcool e experimentando novas formas de socialização que não giram em torno do álcool. Por exemplo, fazer planos para conversar com os amigos no sábado de manhã para tomar café da manhã, em vez de sexta à noite no pub.”
Adicione coisas boas à sua dieta
“Abandone as dietas restritivas em 2024. Foi demonstrado que a restrição de certos alimentos ou grupos de alimentos afeta negativamente a saúde intestinal, a saúde de todo o corpo e a saúde mental”, diz a Dra. Caitlin Hall, nutricionista de saúde intestinal e chefe de pesquisa da myota. “Apontar para 30 plantas diferentes por semana. Um estudo de 2018 chamado The American Gut project mostrou que pessoas que consomem mais de 30 plantas por semana têm microbiomas intestinais mais diversificados e resistentes, o que apoia a saúde geral. Este número parece assustador à primeira vista, mas lembre-se que isto inclui todas as frutas, grãos, vegetais, legumes, nozes, sementes e ervas.”
Ouça seus ouvidos
“Faça do ‘hábito de redefinição de ouvido’ parte de sua rotina. Depois de cada 60 minutos ouvindo música ou passando algum tempo em um ambiente barulhento, dê aos seus ouvidos uma pausa de cinco minutos”, diz o Dr. Rony Ganguly, doutor em audiologia da Pindrop Audição. “Afaste-se do barulho, relaxe em um local tranquilo e deixe seus ouvidos se recuperarem. As reinicializações regulares dos ouvidos reduzem o risco de perda auditiva induzida por ruído, que pode ser permanente com o tempo.”
Deixe de lado o tempo que afunda
“Pergunte a si mesmo se há algum jogo ou aplicativo de mídia social que tenha sido uma ‘perda de tempo’ para você este ano. Você quer que isso se repita em 2025?” pergunta Ali Ross, psicoterapeuta e porta-voz do Conselho de Psicoterapia do Reino Unido. “Talvez sim, pois é um tempo de inatividade bem-vindo em sua vida, mas talvez seja uma procrastinação indesejável e deixa você com uma sensação de vazio depois. Se for o último, exclua-o. Você pode se surpreender com o pouco que sente falta e o que esse tempo de volta abre para você.
Aprenda quando dizer não
“Pode parecer que somos constantemente medidos pela nossa produtividade, o que significa que a vida muitas vezes pode parecer opressora”, diz a Dra. Alexandria Phillips, psicóloga clínica do The Soke. “2025 será o ano para estabelecer limites. Aprenda a dizer “não” aos compromissos que não atendem aos seus objetivos. Pergunte a si mesmo: ‘Eu quero fazer isso por mim? Ou estou fazendo isso para agradar outra pessoa?’ Reconectar-se com seus valores orientará sua tomada de decisão para proteger sua saúde física e mental.”