Domingo, Outubro 27

Um raro ‘arco-íris de fogo’ foi avistado nos céus do Brasil, na tarde de sábado. O fenómeno foi captado pelos moradores de Picos, no Sul do Piauí. 

 

O evento é raro porque o sol também tem de estar num ângulo exato em relação ao horizonte, para que a luz seja refletida de forma a criar este efeito.

O site G1 falou com um climatologia, que explicou que o fenómeno é formado pela refração dos raios solares nos cristais de gelo de uma nuvem, neste caso as cirros. 

“Esse fenómeno, na verdade, se chama nuvem iridescente, porque ela tem uma irisação, que é a manifestação das cores, desses espectros, semelhantes ao do arco-íris. Por isso também é conhecido como arco-íris de fogo, pela capacidade brilhante que esse fenómeno tem, ou seja, ele consegue demonstrar as cores com muito mais vigor”, explicou o professor Werton Costa ao site brasileiro.

Assim, o sol tem de estar num ângulo preciso para dar o efeito de prisma, com o espectro de cores. Por sua vez, as nuvens cirros formam-se a 10 mil metros de altitude, numa temperatura ambiente inferior a 0°C, o que faz com que sejam constituídas por microscópicos cristais de gelo. 

“A luz é sucessivamente refletida no interior da nuvem e fracionada, então esse processo faz com que toda a nuvem seja atingida. No caso específico do Piauí, essa nuvem iridescente, as pessoas acharam muito curioso e bonito porque a nuvem tinha uma estrutura linear, como se fosse uma trilha de condensação, como se fosse o jato de um foguete no avião”, acrescentou o climatologista. 

Leia Também: Não viu as Oriónidas? Esta é melhor altura para ver a chuva de meteoros

Compartilhar
Exit mobile version