Quarta-feira, Novembro 6

Neste episódio, Henrique Monteiro e Lourenço Pereira Coutinho conversam sobre Juan Domingo Péron, o político mais controverso da História da Argentina. Oiça aqui o podcast A História Repete-se

Oficial de Infantaria, o coronel Péron foi eleito Presidente da Argentina pela primeira vez em 1946. Então, fundou o partido Justicialista e iniciou uma política assente nas ideias de justiça social, soberania política e independência económica da Argentina.

Nos primeiros anos da sua presidência, a popularidade de Péron, sobretudo junto dos trabalhadores agrícolas e industriais, deveu-se não só à legislação progressista que decretou, como, também, ao carisma e acção de sua mulher, Eva Péron, que morreu precocemente em 1952.

Em 1955, Péron foi afastado do poder por um golpe militar. Seguiram-se 18 anos de exílio, parte passados na Espanha franquista. O peronismo evoluiu então por caminhos diversos, muitas vezes contraditórios, e recorrendo nalguns casos à violência.

Archive / Latin America News Age

Em 1972, Péron regressou por fim à Argentina e, no ano seguinte, foi eleito pela terceira vez para a presidência da República. O contexto internacional era substancialmente diferente das eleições anteriores, com o choque petrolífero e o golpe de Pinochet, no Chile, a influenciarem a sua nova abordagem da política.

Juan Domingo Péron morreu em julho de 1974, poucos meses depois de ter tomado posse como presidente da República, tendo sido sucedido pela sua terceira mulher, Maria Estela Martinez, até então vice presidente. Esta, seria afastada em março de 1976 pela junta militar presidida pelo general Jorge Videla.

Contudo, a personalidade carismática e polémica de Péron fez escola na Argentina e, já em democracia, inspirou figuras também controversas, como os presidentes Carlos Menem, Nestor e Cristina Kirchner.

Um diálogo descontraído em torno da História, dos seus maiores personagens e acontecimentos. ‘A História repete-se’ não é uma aula, mas quer suscitar curiosidade pelo passado e construir pontes com o presente. Todas as semanas Henrique Monteiro e Lourenço Pereira Coutinho partem de um ponto que pode levar a muitos outros… São assim as boas conversas. Oiça aqui outros episódios:

Compartilhar
Exit mobile version