Terça-feira, Janeiro 7

Posso ver o sentido em colecionar coisas, especialmente se você eventualmente for vendê-las e obter um lucro enorme, mas quem pode prever o que poderá valer alguma coisa dentro de alguns anos? Ouvi falar de alguém colecionando tampas de garrafa. Tampas de garrafa? Quão inútil é isso? (Só sei que alguém vai me dizer que acabou de vender sua coleção por uma quantia exorbitante).

Colecionar coisas muitas vezes anda de mãos dadas com o interesse pelos objetos coletados e pelo que eles representam, por exemplo, colecionar cartões postais pode refletir um interesse em viajar, talvez. Selos (um hobby antigo, eu acho), apontadores de lápis, sacos para enjôo (não utilizados, espero), até pedaços de arame farpado ou cones de trânsito foram transformados em coleções. Colecionar coisas muitas vezes estimula o interesse educacional, com alguns colecionadores se tornando especialistas em suas áreas. Mas tampas de garrafa? Posso imaginar que depois do jantar a conversa chegará ao assunto das tampas das garrafas, onde exagerar no vinho não é motivo para os convidados ficarem vidrados. (Desculpas a qualquer colecionador de garrafas por aí).

Créditos: Unsplash;

Acumulador ou Colecionador?

Os colecionadores são uma raça única: eles são motivados a colecionar um determinado tipo de item, sejam pedras, ursinhos de pelúcia ou penugem naval (sim, quero dizer penugem de umbigo) ou o que quer que seja. Eles não são apenas motivados a colecionar, mas a sede de conhecimento pode promover o crescimento mental. Eu colecionava autógrafos quando era jovem – como muitos outros fizeram, mas depois que todos os meus colegas se inscreveram e eu não conhecia ninguém famoso, o desejo de colecionar morreu.

No entanto, o entesouramento é diferente, tende a ser desorganizado e é onde alguém pode ter dificuldade persistente em se desfazer de quaisquer bens. As tentativas de limpar as coisas criam um sofrimento considerável, não porque eles queiram usar alguma coisa, é apenas um desejo incontrolável de possuir coisas. A acumulação pode causar problemas nos relacionamentos e em outras áreas importantes do funcionamento.

Até a Família Real tem um colecionador – que coleciona ‘pelúcias’ – peluches e peluches, e diz-se que há uma coleção de 72 deles que têm de ser meticulosamente arrumados numa ordem especial na sua cama. Além disso, antes de dormir, todos eles têm que ser retirados e arrumados pelo quarto em locais determinados de acordo com um cartão laminado que deve ser consultado, e ai de quem errar.

Colecionar pode matar o estresse

Quando as pessoas colecionam coisas, muitas vezes é porque acham esses objetos bonitos ou visualmente estimulantes – belas artes, por exemplo, ou moedas, ou antiguidades – ou talvez forneçam uma ou duas memórias nostálgicas. A paixão que um colecionador sente quando passa o tempo trabalhando em sua coleção é uma ótima maneira de relaxar, onde pode se concentrar mentalmente em sua coleção, o que pode acabar sendo uma distração do estresse diário.

Créditos: Unsplash;

Uma ótima fuga

Pode ser uma ótima fuga – talvez haja algo a ser dito sobre vasculhar uma caixa de tampas de garrafa para criar uma tarde tranquila, e coletar dinheiro parece bom para mim – talvez eu deva pedir a todos que conheço algumas doações para adicionar ao meu coleção?


Marilyn escreve regularmente para As Notícias de Portugale vive no Algarve há alguns anos. Amante de cães, ela morou na Irlanda, Reino Unido, Bermudas e Ilha de Man.

Marilyn Sheridan

Compartilhar
Exit mobile version