Os resultados concluíram que o Pingo Doce se destacou como o mais competitivo, com um índice de 100, recebendo o selo de “mais barato”, segundo a Marketeer.
Froiz, Continente e Auchan apresentaram índice de 101, ou seja, apenas 1% acima do valor do Pingo Doce. O Intermarché ficou em terceiro lugar, registrando preços 3% superiores aos do supermercado mais barato.
No extremo oposto do ranking, o El Corte Inglés foi identificado como o supermercado online com os preços mais elevados, atingindo um índice de 109, que reflete valores 9% acima dos praticados pelo Pingo Doce. Supermercados como 360Hyper e Minipreço posicionaram-se em níveis intermediários, com índices de 104 e 106, respectivamente.
Os preços foram recolhidos diariamente com base num cabaz de mais de 200 produtos, selecionados e ponderados de acordo com a despesa média das famílias portuguesas. “Os resultados são apresentados pelo simulador DECO Proteste, ferramenta que avalia preços desde 2021 e que utiliza metodologia de pesos diferenciados, priorizando os preços mais recentes para maior precisão”.