Quinta-feira, Outubro 10

Quem aprecia gastronomia italiana já deve ter reparado que muitos pratos incluem pancetta na lista de ingredientes. É um alimento que muitos confundem com o bacon, mas, na realidade, são carnes com características distintas. Peter Parrotta, o proprietário da Calabria Pork Store, citado no site de Martha Stewart, esclareceu as dúvidas. 

 

Leia Também: É mesmo necessário lavar as ostras? Chef esclarece as dúvidas

Bacon 

“Provém da barriga do porco e tem um preço moderado em comparação com outros produtos de carne de porco curados”, explica. 

Existem “alguns tipos de bacon que não são curados, outros que são curados com sal e nitratos artificiais e outros que são fumados com lascas de madeira de macieira ou de nogueira”. Já outros “são cortados em fatias grossas ou finas”.

É muito usado, especialmente nos Estados Unidos, como acompanhamento ao pequeno-almoço, mas pode ser adicionado a hambúrgueres, algumas sanduíches, saladas e em pratos com vegetais. 

Leia Também: Truque para fazer sempre um arroz perfeito

Pancetta

É um tipo de carne originário de Itália e provém da barriga do porco. Qual a maior diferença? É “mais cara do que o bacon, uma vez que o processo de cura é moroso”, explica. 

Geralmente cura-se “numa salmoura salgada durante alguns dias antes de ser temperado com especiarias e ervas aromáticas para infundir ainda mais sabor à carne.” É possível “encontrar pancetta ligeiramente fumada, a maior parte da pancetta não é fumada, acrescenta. Normalmente está disponível “em cubos ou enrolada”.

Usa-se mais em receitas de massa italianas (ou inspiradas nesta gastronomia). É, por exemplo, um ingrediente importante em muitas receitas de carbonara.  

Leia Também: Quatro truques de cozinha que ajudam a poupar tempo e dinheiro

Compartilhar
Exit mobile version