Terça-feira, Janeiro 7

Em 2018, a Câmara Municipal de Abrantes lançou um projeto de literacia digital que ensina programação e robótica a cerca de 3.500 crianças do terceiro e quarto ano e que foi agora alargado a todas as escolas do Médio Tejo. No âmbito de um concurso público que o Tagusvalley venceu, o projeto espera “reforçar a aposta na formação das crianças em idade escolar e na sua preparação para os desafios de um mundo em constante transformação tecnológica”.

Uma equipa de dez monitores e dois técnicos do Parque de Ciência e Tecnologia vai agora ministrar aulas de literacia digital a cerca de 190 turmas dos concelhos do Médio Tejo com a ajuda de professores, no âmbito de um protocolo assinado entre CIM, Tagusvalley, Nersant associação empresarial, Politécnico de Tomar e agrupamentos de escolas. Atividades semanais, formação de professores, seminários para tutores e a oferta de aulas de literacia digital em ambiente escolar para alunos do primeiro ciclo do ensino básico fazem parte da iniciativa.

O projecto começou com a “aquisição de equipamentos na área das Tecnologias de Informação e Comunicação” e foi gradualmente alargado para incluir “medidas de intervenção precoce, redução do abandono escolar e promoção do sucesso educativo”. Com um orçamento de 720 mil euros, composto por 85% de contribuições comunitárias e 15% de dinheiro municipal, os objetivos do programa são “promover o desenvolvimento de competências na utilização da tecnologia digital e na aprendizagem em ambientes de programação” e também na robótica.

O projeto inclui programas que vão desde a interação básica com o computador, que envolve “pouco código, mas muita manipulação e criatividade”, lógica de programação, produção e uso de tecnologia digital nas artes visuais e outras áreas. Esses programas são adaptados a diversas faixas etárias e níveis educacionais.

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