Folkways Recordings é a gravadora sem fins lucrativos do US Smithsonian Institution. Ao longo do século passado, reuniu num único arquivo uma vasta variedade de sons recolhidos de fontes globais. Muitos foram gravados em equipamentos primitivos, como fitas e 78, mas agora foram processados digitalmente para que o conteúdo esteja disponível em CD personalizado ou download; sendo este último um método mais barato e rápido de obtenção internacional. Ambos os formatos incluem cópias das notas originais ou um boletim informativo. Detalhes completos da loja no site do Smithsonian ou, para pedidos urgentes, pelo telefone internacional + 1-202-633-6450.
Vinte e oito títulos estão diretamente relacionados com Portugal. A maioria deles foi feita no local entre 1955 e 1975, com coros de vilarejos sendo acompanhados por instrumentos antigos, de modo que há o inevitável crepitar e assobio, mas isso não diminui o entusiasmo efervescente e cativante dos artistas. Vários foram feitos sob os auspícios da Música Mundial da UNESCO (por exemplo, Festas no Minho e Música e Danças da Madeira no ano de 2015) usando equipamento de estúdio para que a qualidade do som seja melhor gerenciada, se não tão ingênua.
Onde é melhor começar do que Antologia de Música Portuguesa: Volumes 1 (Trás-Os-Montes) e 2 (Algarve) ? Data de 1962, mas parte do conteúdo do Vol. 1 são atribuídos ao trabalho do musicólogo Kurt Schindler, que viajou extensivamente por Portugal e Espanha entre 1928 e 1933. Durante este tempo, gravou mais de quinhentas melodias no seu magnetofone para apoiar a sua crença de que regiões isoladas abrigavam uma “grandiosa sobrevivência da música medieval”. . Certamente, o vigor dos cantores e o entusiasmo dos músicos com as suas tradicionais flautas, gaitas de foles e tambores tabor são mais convincentes. Pode-se muito bem imaginar a música sendo cantada e tocada nos campos durante a colheita ou enquanto se cuida dos rebanhos e manadas. Por outro lado, o Vol.2 é menos estridente e reflete ligações históricas com a música da Andaluzia e do Norte de África. A seleção foi feita por Fernando Lopes Graça entre vários candidatos apresentados por aldeias e aldeias.
As celebrações do nascimento do Menino Jesus há muito são acompanhadas de canções de natal e composições especiais. As duas coleções oferecidas pela Folkways não irão decepcionar. Natal em Portugal data de 1965 e apresenta um medley de vocalistas que contribuem lindamente para uma apresentação de canções portuguesas incluindo as harmonias melódicas de “sinos de natal”. Canções de Natal de Portugal foi feito dez anos antes na igreja Estrella pela produtora Laura Bolton com seu belo coro, solistas e um elefante trombeteando!
O Fado é, claro, o tema de muitas das gravações. A inimitável Amália Rodrigues lidera a lista dos colecionadores com Ao vivo no Teatro Olympia, Paris em 16 de novembro de 1956, quando ela estava no auge de sua carreira e ofereceu uma performance única para um público adorador.
Em 1960, Maria Marques e Manuel Fernandes apresentam uma coleção de Fado e Canções Folclóricas Portuguesas. Isto foi seguido em 1963 por Valentina Felix com Anáguas de Portugal e, em 1965, ela cantou Canção do Mar com os melhores músicos de apoio disponíveis. Na verdade, 1963 revelou-se um ano dourado com Maria do Espírito Santo e Manuel Fernandes lançando Fados de Portugal e Fernanda Maria, descrita como “a grande cantora de Portugal”, fazendo um álbum com título semelhante.
Escolha dos Fadistas das Canções Mais Amadas de Portugal (1970) apresenta o conceituado virtuoso violonista Jorge Fontes à frente da orquestra Shegundo Galarzo enquanto Lisboa à Noite. A Severa Vol. 2 (1963) apresenta um programa de vários “conjuntos” que pretende reflectir a atmosfera transmitida por vários filmes da época – especialmente os dramas de espionagem.
Os títulos aos quais me referi são de minha preferência pessoal, mas há muitos outros que merecem consideração para serem adicionados à sua coleção. Uma pesquisa e uma rápida audição de amostras na loja do Smithsonian podem muito bem resolver um problema com presentes!
Mas não posso concluir sem mencionar dois produtos que dizem respeito à fala. O primeiro é Poesia Portuguesa Moderna lida com estilo brilhante e enunciação do Dr. José Rodrigues Miguels. O segundo é Poesia Romana de Amor lida por John Richards em latim, usando uma ortografia que alguns estudiosos da linguística consideram próxima da língua portuguesa cantada por muitos dos intérpretes a que me referi.
Nas palavras finais de Catulo (poema 101), posso concluir esta revisão de “música e discurso do e para o povo” desejando-lhe muitas horas de escuta gratificante e Avenida Atque Vale.
por Roberto Cavaleiro Tomar 25 de novembro de 2024
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