Além de Portugal, Alemanha e uma coorganização de Dinamarca e Suécia, agora também a Itália quer sediar o Campeonato da Europa feminino de 2029. “O objetivo é consolidar o desenvolvimento do futebol italiano feminino”, diz a federação italiana.
A Itália quer organizar o Europeu feminino de futebol de 2029, com uma candidatura em que concorre frente a Portugal, Alemanha e a uma coorganização de Dinamarca e Suécia, informou esta terça-feira a Federação transalpina (FIGC).
“O objetivo é consolidar o desenvolvimento do futebol italiano feminino, ao organizar uma grande competição, e integrar cidades e estádios que não estão incluídos na candidatura ao Euro2032 [masculino]”, indicou a Federação.
O presidente da FIGC, Gabriele Gravina, justificou ainda que, do ponto de vista estratégico, a candidatura feminina seria uma etapa importante para melhorar também a capacidade de organização a pensar no Europeu masculino de 2032.
A Itália organizou um Europeu feminino em 1993, numa edição ganha pela Noruega, que na final bateu a ‘squadra azzurra’ por 1-0.
O próximo Europeu decorrerá no próximo ano, na Suíça, seguindo-se, então, a edição de 2029, cuja organização será conhecida no próximo ano e à qual a Federação Portuguesa de Futebol anunciou no início de setembro a sua candidatura.
“Acreditamos que uma candidatura à organização do Campeonato da Europa em 2029 será mais um passo para consolidar o futebol feminino em Portugal”, justificou também o presidente da FPF, Fernando Gomes.