As árvores de Natal cultivadas em vasos costumam ser mais caras do que as cortadas comparáveis - mas você pode economizar dinheiro se conseguir manter a árvore viva depois do Natal e usá-la nos anos subsequentes.
Rory Young, presidente da British Christmas Tree Growers Association (BCTGA), afirma: “Devido ao seu tamanho limitado, as árvores cultivadas em vasos podem ser um ótimo complemento para as decorações sazonais, especialmente se você tem filhos, tem espaço limitado ou gostaria de um segundo árvore do lado de fora da sua porta.”
As árvores cultivadas em vasos estão se tornando extremamente populares, pois podem ser transferidas para o jardim depois do Natal e trazidas de volta no ano seguinte, diz Marcus Eyles, diretor de horticultura do Dobbies Garden Centres.
“Eles normalmente são mais curtos, mas crescerão com o passar dos anos e encherão sua casa com o aroma festivo do pinho natural.”
Eyles observa que as árvores cultivadas em vasos são ideais para pessoas que vivem em espaços menores e com tetos mais baixos, como chalé, bangalô, apartamento ou até mesmo varanda.
Dan Dawson, da Endon Christmas Tree Farm, Staffordshire, que ganhou o prêmio de Melhor Árvore Cultivada em Contêiner de 2023 na premiação anual da BCTGA, oferece os seguintes conselhos para aqueles que estão considerando uma árvore cultivada em vaso neste Natal.
Quão sustentável é uma árvore cultivada em vaso?
“É muito sustentável. Desde que seja cuidado em casa – e mais tarde no jardim – pode voltar a utilizá-lo.”
No entanto, Young considera o corte de árvores a escolha mais sustentável para os consumidores. Ao contrário das árvores cultivadas em vasos, as árvores cortadas podem amadurecer ao longo de oito a 10 anos, proporcionando um habitat fantástico para a vida selvagem. Depois de colhida, cada árvore é substituída por outra muda, podendo ser plantadas até duas árvores para cada árvore colhida. Eles também são totalmente recicláveis.
Qual a altura que você consegue comprar uma árvore cultivada em vaso?
“Você está olhando para cerca de 150 cm no máximo. Se você conseguir algo maior, será um trabalho muito pesado de levantar. Se você tiver uma árvore cultivada em vaso de 6 pés, precisará de um vaso de 50 litros.
Qual é a diferença entre uma árvore cultivada em vaso e uma árvore em vaso?
Uma árvore cultivada em vaso é cultivada em um recipiente, enquanto uma árvore em vaso é desenterrada com seu torrão e colocada em um vaso.
Por que as árvores cultivadas em vasos são mais caras do que as árvores cortadas do mesmo tamanho?
“Tem o custo da panela e eles exigem um pouco mais de mão de obra. Há menos máquinas para remover ervas daninhas ao seu redor, é necessária muito mais remoção manual de ervas daninhas e elas precisam de mais poda, então se tornam uma árvore menor e mais curta”, explica Dawson.
Como você mantém uma árvore cultivada em vaso depois do Natal?
“A melhor maneira é plantar no solo depois do Natal. Ele cuidará melhor de si mesmo enraizando-se e tendo acesso à água”, diz ele.
“Cave um buraco um pouco maior que o vaso, coloque um pouco de composto e plante no mesmo nível do vaso. Se eles estiverem em um torrão, arranque as raízes para que cresçam para fora, e não ao redor.
Quantas vezes você pode reutilizar uma árvore de Natal cultivada em vaso?
“Essa é uma pergunta difícil porque muitas pessoas que têm árvores cultivadas em vasos as deixam morrer ou as empurram contra os muros dos jardins. Muita gente não rega os vasos quando está em casa, apenas negligencia a árvore.”
Você pode deixá-lo em seu pote original do lado de fora?
“Você pode e pode durar um ano, mas depois disso você precisará replantar em um vaso maior. Eles preferem sol pleno, mas não encostados na parede, porque a árvore não receberá a luz necessária e a parte de trás da árvore morrerá”, diz Dawson.
Young enfatiza que uma árvore cultivada em vaso só florescerá se estiver contida em um vaso por alguns anos e, em última análise, precisará ser plantada para amadurecer.
Qualquer pessoa que queira comprar uma árvore cultivada em vaso precisará considerar isso e onde irá plantá-la, uma vez que ela se torne grande demais para um vaso.
É fácil desenterrar para usar no ano seguinte?
É muito fácil levantar as raízes, mas é preciso podá-las na primavera, quando você obtém o fluxo (novo crescimento) para manter a boa forma, diz Dawson.
Aperte o novo crescimento ou simplesmente corte a árvore do lado de fora para manter a forma. Mas não corte o líder (o caule para onde vai a fada) porque vão surgir novos brotos que estão brigando para ser o líder, explica.