Sexta-feira, Setembro 20

O presidente da junta de freguesia que engloba várias das aldeias afetadas prevê que o acesso esteja restabelecido no final da próxima semana.

Há aldeias do interior do concelho de Águeda que estão há dias sem acesso a água. Os tubos que a transportam arderam com os incêndios e só começaram esta sexta-feira a ser substituídos pela juntas de freguesia. 

Ainda não é possível saber quantos quilómetros de tubo o fogo queimou. Sem um sistema mais moderno, é através dos tubos que a água chega a dezenas de aldeias no interior de Águeda.  

“Foram ardendo, à medida que o fogo foi passando”, explica Pedro Vidal, presidente da junta da União de Freguesias do Préstimo e Macieira de Alcôba. 

Há equipas da freguesia a percorrer o longo caminho dos tubos para perceber o que ardeu e tem de sersubstituído. Só aqui há seis aldeias que estão sem água. 

No lugar de Salgueiro, as torneiras secaram esta quinta-feira. “À noite, quando ia dar banho à minha filha de um ano, não tinha água”, relata uma moradora, que agora está reduzida a três garrafões de água que conseguiu guardar.  

“Acredito que no final da próxima semana já teremos as aldeias com água”, prevê o presidente da junta de freguesia.

Compartilhar
Exit mobile version