Segunda-feira, Novembro 25

Esta iniciativa insere-se na “Operação Montanha Verde”, um projeto focado na valorização da biodiversidade e na promoção da regeneração natural dos solos no Algarve, particularmente crucial face ao agravamento das condições de seca.

O projeto “Operação Montanha Verde”, inspirado na filosofia “Juntos Protegemos”, foi lançado em 2017 e desde então tornou-se uma força ambiental no Algarve. Ao longo dos anos, resultou na plantação de mais de 126 milhões de árvores nativas, reforçando a resiliência da região contra as alterações climáticas.

Este ano, a iniciativa uniu forças com a Nativawaky para implementar o método Miyawaki, uma abordagem inovadora para plantio denso e biodiverso. Ao recriar ecossistemas nativos com esta técnica, as florestas podem alcançar a auto-suficiência em apenas três anos.

Isabel Gaspar, Bióloga e Coordenadora de Conservação do Zoomarine e da Operação Montanha Verde, destacou o poder colaborativo da iniciativa: “A Operação Montanha Verde exemplifica o que podemos alcançar quando trabalhamos juntos para proteger o ambiente. Com a criação da floresta Miyawaki na zona de Conceição-Faro, estamos a enfrentar desafios como a seca e a desflorestação no Algarve. É inspirador ver o envolvimento ativo das crianças nesta ação, pois só educando as novas gerações poderemos garantir um futuro sustentável para a nossa região”.

Sónia Soares, Bióloga e Fundadora do projecto Nativawaky, destacou as vantagens do método: “Esta abordagem permite-nos não só plantar árvores, mas criar florestas, que são densas, ricas em biodiversidade, e reflectem o equilíbrio natural dos ecossistemas que habitam. habitar. Plantámos espécies nativas da paisagem algarvia, pertencentes a diferentes estratos florestais, que se apoiam e favorecem um crescimento saudável. Depois de aproximadamente três anos, essas florestas podem prosperar de forma autônoma, sem a necessidade de irrigação.”

Créditos: Imagem Fornecida;

A edição de 2024 da Operação Montanha Verde reuniu cerca de 60 voluntários para plantar 330 árvores e plantas, representando mais de 30 espécies nativas. Entre os participantes estavam 42 alunos da quarta série de duas turmas e grupos de voluntários da UALG. A ALGAR, SA, parceiro estratégico de longa data, contribuiu para o sucesso da iniciativa ao fornecer o NutriVerde, um composto orgânico que apoia o crescimento precoce das plantas e é certificado para agricultura biológica, reforçando o compromisso com práticas ecológicas de longo prazo.

Filomena Rosa, Fundadora e Presidente da AIPAR, sublinhou a importância desta iniciativa para as crianças da Quinta do Meloal: “Este é um sonho tornado realidade! A AIPAR presta serviços sociais de proteção de crianças e jovens e de pessoas com deficiência, e este espaço verde alinha-se com o nosso desejo de que estas crianças e as suas famílias se conectem com a natureza e cultivem o apreço pelas plantas, que merecem a nossa proteção tanto quanto eles. .”

Artigo relacionado:

Compartilhar
Exit mobile version