Sexta-feira, Outubro 25

Fonte próxima da investigação garantiu, à SIC, que o vídeo tem relevância para o processo e reconhece que, apesar de tudo ter acontecido a coberto da noite, o registo tem alguma qualidade.

A Polícia Judiciária está a analisar imagens de videovigilância do local onde Odair Moniz foi atingido a tiro por um agente da PSP. A SIC sabe que o vídeo está a ser considerado relevante para a investigação.

O sistema de videovigilância funciona 24 horas por dia em todas as freguesias da Amadora, sem captação de som, e é gerido pela PSP. Entre as 141 câmaras de videovigilância, há uma instalada a 150 metros do local onde Odair Moniz foi baleado pela polícia, na Cova da Moura. As imagens que registou na madrugada de segunda-feira já estão nas mãos da Polícia Judiciária.

Nas redes sociais, a Câmara da Amadora tem mostrado como funciona a sala de controlo das câmaras. Os agentes conseguem movimentar os aparelhos e até aproximar a imagem.

Esta poderá ser uma peça importante da investigação da PJ, que já ouviu mais de 10 pessoas sobre o caso, incluindo o agente que fez os disparos e foi constituído arguido no processo. No local foram apreendidos vários objetos, incluindo uma faca.

Do lado do Ministério Público, fica a garantia de que o caso vai ser tratado como uma prioridade.

“Vamos ser os mais céleres possíveis. O inquérito está a decorrer e vamos dar instruções no sentido de haver celeridade. Também dependemos do OPC, das perícias, da análise das há imagens (pelo que ouvi pela comunicação social há imagens), eventualmente, todos os meios de prova são úteis para o MP”, disse, aos jornalistas, Amadeu Guerra.

O procurador-geral da República condenou os desacatos que, desde segunda-feira, têm provocado feridos e estragos em vários bairros. Ainda sobre a investigação, sabe-se que o agente, de 27 anos, entregou a arma para perícias, está a ser acompanhado pelo gabinete de psicólogos da PSP e afastado do serviço por se encontrar de férias. Está colocado na esquadra de Alfragide há dois anos e era acompanhado em patrulha por um agente de 21 anos.

“Foi desnecessário”: moradores da Cova da Moura testemunharam momento em que homem é baleado pela polícia

A autópsia ao corpo de Odair Moniz foi realizada esta quarta-feira. O velório está agendado para a tarde de sábado, na Igreja da Buraca, e o funeral acontece no domingo, no cemitério da Amadora.

Compartilhar
Exit mobile version