Sexta-feira, Novembro 22

O crescimento dos preços da habitação registou “um aumento significativo de dinâmica” durante o mês, com o saldo líquido a subir de +10% em Agosto para +24% em Setembro. Olhando para os próximos três meses, o saldo líquido dos inquiridos que antecipam um aumento de preços saltou de +9% em Agosto para +17% em Setembro. As expectativas de vendas também aumentaram 10 pontos percentuais.

Os números do idealista sustentam o quadro de estabilidade, mostrando um aumento de 9,4% nos preços das casas em Portugal no ano até outubro de 2024. Das maiores cidades do país, Faro, na região sul do Algarve, liderou o crescimento dos preços das casas em outubro, com um aumento de 4,1 %.

O relatório RICS/CI aponta para um aumento das expectativas de vendas para três meses em áreas urbanas como Lisboa e Porto. Ambas as cidades beneficiam de uma conectividade excelente e acessível com o Reino Unido, tal como o Algarve. Lá, a Kronos Homes está testemunhando o impacto local do fortalecimento dos volumes de vendas e das expectativas. O último lançamento da empresa – uma coleção de casas maravilhosamente renovadas no empreendimento costeiro Flamingos Salgados, no centro do Algarve, viu 40% das propriedades vendidas antes do lançamento.

“A procura tanto de residências primárias como de segundas habitações em Portugal é muito forte neste momento”, comenta Alda Filipe, Diretora Imobiliária da Kronos Homes. “Olhando para 2025, prevemos uma procura robusta por imóveis no Algarve, com os compradores a procurarem tanto apartamentos como moradias. As expectativas de vendas são elevadas para o próximo ano, enquanto o aumento do apetite por casas de luxo e a oferta limitada destas poderão aumentar os preços.”

Além dos compradores nacionais portugueses, é grande o interesse estrangeiro no Algarve. O último Relatório de Mercado Portugal da Engel & Völkers aponta para elevados níveis de investimento na região por parte de compradores alemães, britânicos e belgas, enquanto a Kronos Homes também regista um forte interesse por parte de compradores na América do Norte. No pitoresco empreendimento Salema Beach Village, 50% das propriedades foram vendidas a compradores nos EUA e no Canadá.

As segundas habitações em resorts, como o prestigiado Vale do Lobo, no Algarve, também deverão registar uma forte procura em 2025.

“A vida em resort é atrativa para as famílias que compram casas para uso próprio e para quem investe em imóveis com o objetivo de obter rendimentos”, continua Filipe. “Ao juntar uma localização costeira e excelentes instalações no local, como as de Vale do Lobo, uma vasta gama de compradores pode encontrar tudo o que precisa. Essas metas parecem boas para as vendas à medida que avançamos para 2025 e além.”

Num contexto global, Portugal também apresenta um bom desempenho. A análise da Knight Frank dos preços das casas em 56 países no ano até junho de 2024 registou um aumento global de 3,3%, com 74% dos mercados a registar aumentos de preços. Portugal ficou em 16º lugar em termos de aumentos de preços, posicionando o país à frente da média global.

Compartilhar
Exit mobile version