Segunda-feira, Outubro 21

O novo passe, lançado esta segunda-feira, tem o valor de 20 euros para 30 dias consecutivos de utilização, mas pode também ser adquirido para 60 e 90 dias, por 40 e 60 euros, respetivamente, e é carregado no Cartão CP que, segundo o ‘site’ da transportadora, tem um custo de seis euros.

O Ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, assinala o arranque do Passe Ferroviário Verde, esta segunda-feira, com uma viagem de comboio entre Lisboa e Santarém.

Em declarações à SIC já no interior do comboio, o ministro refere que a expectativa do Governo é que o novo passe registe uma grande procura.

Depois de elogiar as viagens de comboio, devido ao conforto que proporcionam, Miguel Pinto Luz destaca que “é essencial” adquirir novos comboios de forma a proporcionar melhores condições aos passageiros:

“O anterior Governo já lançou esse concurso – e bem. Falta desbloquear em tribunal uma grande contencioso que temos para a maior aquisição de comboios desde o 25 de Abril. São 117 novos comboios que estão há um ano parados nos tribunais administrativos.”

Relativamente ao novo passe verde, garante que o objetivo foi “tornar os transportes cada vez mais baratos e acessíveis para todos”.

Informa ainda que a CP será compensada financeiramente por esta medida já em 2025. Esse apoio, que será de 18,9 milhões de euros, acrescenta, já está comtemplado no Orçamento do Estado

“Imagine que mais portugueses vão aderir, aumenta a base de contribuintes para o sistema e essa verba pode reduzir-se drasticamente ou até nem ser necessária, mas está prevista no Orçamento do Estado. A CP não será prejudicada em um único cêntimo”, garante.

O líder da tutela aponta ainda que o Executivo estima que o novo passe verde abranja 30 milhões de passageiros por ano.

O novo passe tem o valor de 20 euros para 30 dias consecutivos de utilização, mas pode também ser adquirido para 60 e 90 dias, por 40 e 60 euros, respetivamente, e é carregado no Cartão CP que, segundo o ‘site’ da transportadora, tem um custo de seis euros (três euros para estudantes).

Permite viajar nos comboios urbanos, regionais, inter-regionais e intercidades. Contudo, estão excluídas as viagens metropolitanas em Lisboa e no Porto

No intercidades, é obrigatório reservar lugar até 24 horas antes da viagem.

Compartilhar
Exit mobile version