A noite de passagem de ano terá temperaturas mínimas que variam entre os três graus Celsius negativos, no interior Norte e Centro, e os 10°C no Algarve, divulgou esta sexta-feira, 27 de Dezembro, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
De acordo com o comunicado do IPMA para o fim de ano, entre 31 de Dezembro e 1 de Janeiro, o estado do tempo “será condicionado por um anticiclone localizada sobre a Península Ibérica, e por uma região depressiva nos níveis médios e altos, centrada junto ao golfe de Cádis”.
Para dia 31 prevê-se céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se em geral muito nublado no Nordeste transmontano e na Beira Alta, com formação de neblina ou nuvens matinais nestas regiões, enquanto o vento soprará fraco a moderado do quadrante Leste.
O IPMA destacou também que a temperatura máxima irá variar entre 5°C e 12°C no interior Norte e Centro e até 19°C no território restante, enquanto a temperatura mínima irá variar entre -3°C e 0°C no interior Norte e Centro, sendo entre 0°C e 7°C no restante território, com exceção do Algarve onde a temperatura mínima poderá atingir os 10°C.
“Na noite de passagem de ano, o céu deverá estar geralmente limpo, com exceção do Nordeste transmontano e da Beira Alta, onde deverá estar muito nublado, com formação de neblinas ou neblina em alguns locais. Não se espera ocorrência de ocorrências e o vento será de um modo geral fraco do quadrante Leste”, pode ler-se.
Para 1 de Janeiro, o IPMA prevê uma situação “muito semelhante à de dia 31, embora a partir da tarde possa ocorrer um aumento de nebulosidade, em especial por nuvens altas”. “Prevêem-se condições desenvolvidas à formação de assentamento no interior Norte e Centro”, acrescentou.
Relativamente à navegação marítima, na costa Ocidental as ondas serão de noroeste com 1 a 1,5 metros de altura significativa e na costa Sul as ondas serão de sueste com 1 a 1,5 metros de altura significativa, passando gradualmente para um metrô no dia 1 de janeiro.
E nos arquipélagos…
Quanto ao Arquipélago dos Açores, o IPMA referiu que “uma depressão, centrada no oeste do arquipélago e com um sistema frontal associado, deverá provocar um agravamento gradual do estado do tempo em todas as ilhas”.
“No dia 31, é planejado a partir da madrugada no Grupo Ocidental, estendendo-se depois ao arquipélago restante, atingindo o Grupo Oriental a partir da noite. No dia 1 de Janeiro, a atualização se manterá em todas as ilhas “, detalhou o instituto. São esperadas temperaturas mínimas que variam entre os 15°C e 17°C e as máximas entre os 18°C e 20°C.
A ondulação será de sul com 3 a 5 metros de altura significativa, no dia 31 de Dezembro, passando gradualmente ao quadrante Leste no dia 1 de Janeiro.
Na Madeira, “a probabilidade de ocorrência de ocorrência será baixa nos dias 31 de Dezembro e 1 de Janeiro, não se excluindo a possibilidade da sua ocorrência na noite da passagem de ano”. Contudo, a acontecer, “será em pedaços um pouco significativos”. As temperaturas mínimas deverão variar entre 14°C e 16°C e as máximas entre 16°C e 20°C.
Quanto à passagem marítima, na costa Norte “as ondas serão do quadrante Norte com 1 a 1,5 metros de altura significativa”, sendo inferiores a um metro na costa Sul.