Quinta-feira, Novembro 7
Câmara da Câmara dos Representantes dos EUA no Capitólio dos EUA

(Imagens Getty)

O partido que controlará a Câmara dos Representantes dos EUA durante os próximos dois anos ainda está na balança.

Os republicanos estavam a sete cadeiras dos 218 necessários para assumir o controle na manhã de quinta-feira. Os democratas precisam de mais 15.

O Senado, ou Câmara Alta, e a Casa Branca já recorreram aos republicanos para que o presidente eleito, Donald Trump, pudesse ter o controlo total quando tomar posse, em 20 de janeiro de 2025.

O controlo da Câmara, a câmara baixa, dá a um partido o poder de iniciar legislação sobre despesas e iniciar processos de impeachment contra funcionários.

Sob Trump, um Partido Republicano unificado poderia mais facilmente promover cortes de impostos e introduzir medidas de controlo fronteiriço.

Mas os democratas esperam que as últimas votações resultantes de algumas disputas acirradas sejam suficientes para lhes dar a maioria na Câmara.

Aqui estão algumas das corridas que ainda não foram convocadas.

(Imagens Getty)

Os democratas estão monitorando de perto cinco cadeiras na Califórnia como cruciais para reconquistar a Câmara.

Os adversários esperam derrotar os republicanos em exercício e deixar os assentos azuis, mas as pesquisas iniciais mostram que os titulares mantêm seus assentos por margens estreitas.

As principais corridas a serem observadas são:

  • 45º da Califórnia: A congressista republicana Michelle Steel, a atual, está atualmente liderando contra o democrata Derek Tran com 70% dos votos relatados. Ela tem uma vantagem de 4 pontos.

  • 27º da Califórnia: O democrata George Whitesides está desafiando o atual congressista republicano Mike Garcia. Com 69% dos votos contados, Garcia lidera por uma estreita margem de 2 pontos.

  • 41º da Califórnia: O atual congressista republicano Ken Calvert está concorrendo contra o democrata Will Rollins. Calvert está vencendo por uma margem estreita de 2%, com 76% dos votos contados.

  • 22º da Califórnia: O democrata Rudy Salas está desafiando o atual congressista republicano David Valadão, que atualmente lidera com uma margem de 10 pontos. Pouco mais de 56% dos votos foram contados.

  • 13º da Califórnia: O atual congressista republicano John Duarte está concorrendo contra o democrata Adam Gray. Com 52% dos votos apurados, Duarte lidera por 2 pontos.

(Imagens Getty)

As duas corridas acompanhadas de perto no estado têm atualmente margens inferiores a 2%.

O republicano Juan Ciscomani atualmente lidera sua adversária democrata, Kirsten Engel, por 0,5 pontos no 6º distrito do Arizona, localizado no sudeste do estado. Cerca de 67% dos votos foram contados.

No primeiro distrito do Arizona, David Schweikert tem uma vantagem de 1% sobre o adversário democrata Amish Shah, com 69% dos votos contados.

O distrito de Schweikert cobre o nordeste do condado de Maricopa, fora de Phoenix.

(Imagens Getty)

No Maine, o atual congressista democrata Jared Golden está lutando para manter sua cadeira – um dos dois distritos eleitorais do estado.

O 2º distrito congressional do Maine abrange a maior parte do estado ao norte de Augusta e Portland.

Golden está atualmente liderando a corrida contra seu adversário republicano, Austin Theriault, por menos de um ponto. Cerca de 93% dos votos foram contados.

(Imagens Getty)

Os democratas pretendem manter uma cadeira no 9º distrito congressional de Ohio, que abrange Toledo, no norte de Ohio.

A atual congressista democrata Marcy Kaptur, que atua no Congresso desde 1983, lidera a corrida contra seu adversário republicano, Derek Merrin.

Kaptur tem uma vantagem estreita de 0,3 pontos. Cerca de 95% dos votos foram contados.

(BBC)

O correspondente norte-americano Anthony Zurcher explica a corrida pela Casa Branca em seu boletim informativo duas vezes por semana sobre as eleições nos EUA. Os leitores no Reino Unido podem se inscrever aqui. Aqueles fora do Reino Unido podem se inscrever aqui.

Compartilhar
Exit mobile version