Quinta-feira, Outubro 24

A casa de leilões Sotheby’s vai levar a leilão uma obra de arte criada por um robô ‘humanóide’. O quadro com mão da Inteligência Artificial (IA) pode custar até 180 mil dólares (cerca de 166 mil euros).

É um momento inédito para a famosa casa de leilões Sotheby’s, em Londres, e para a arte contemporânea. Pela primeira vez na história, vai ser vendida uma obra de arte com mão da Inteligência Artificial (IA).

A autora é Ai-Da – a robô, criada em 2019, é considerada uma das mais avançadas do mundo. Equipada com câmeras que funcionam como olhos, um braço robótico e um avançado conhecimento graças à Inteligência Artificial (IA), não só se revelou capaz de agir como um humano, mas também de criar arte.

A obra impressionista foi apelidada de “A.I God” (em português “Deus da Inteligência Artificial”). O processo envolveu a pintura de vários pequenos retratos, que foram depois combinados e ampliados para uma tela de grandes dimensões.

Apesar de não ser consensual, este quadro representa uma mudança de paradigma no mundo dos leilões. De tal forma que a obra pode custar até 180 mil dólares (cerca de 166 mil euros).

Compartilhar
Exit mobile version