A ressaca do Natal de 2024 marca o 20.º aniversário do sismo e tsunami no Oceano Índico que atingiu a Ásia na madrugada de 26 de dezembro de 2004.
Ó tsunamique causou mais de 220 mil mortes em mais de uma dezena de países do continente asiático, foi desencadeada por um terramoto de magnitude 9,2 na escalada de Richter com epicentro em Aceh, na Indonésia. Até à data, continua a ser o sismo mais poderoso do século XXI, tendo também sido a catástrofe natural mais mortífera deste período.
Segundo o Gabinete das Nações Unidas para Redução de Riscos de Desastres (UNDRR), o evento deslocou mais de meio milhão de pessoas e deixou outras centenas de milhares de pessoas sem meios de subsistência. Os países mais afectados pela catástrofe foram a Indonésia, o Sri Lanka, a Índia, as Maldivas e a Tailândia.
Duas décadas depois, as áreas devastadas pelo tsunami recuperação. Em Aceh, as infra-estruturas foram reconstruídas e estão mais fortes do que antes do desastre, e há agora sistemas de alerta precoce nas áreas próximas da costa para prevenir uma repetição do pesadelo de 2004.