Quinta-feira, Novembro 28

O conceito combina criatividade e tradição ao introduzir em Lisboa uma iguaria icónica ao estilo de Amesterdão, com batatas de origem local, coberturas inovadoras e molhos para transformar a simples batata frita num deleite personalizável para todos os gostos.

Ao contrário de muitos outros estabelecimentos que dependem de produtos congelados, o Projeto Batata corta e prepara cada batata diariamente. “Da fazenda à mesa, as batatas são o centro do negócio. Não usamos batatas fritas congeladas ou produtos com aditivos e somos 100% isentos de lactose e glúten”, disseram Jeremy e Robert, fundadores do Potato Project. As Notícias de Portugal.

Apresentando o conceito

“Passei muito tempo em Amsterdã e percebi o quão populares eram esses tipos de batatas fritas, já existem há quase 100 anos”, contou Jeremy. “Quando vim para Lisboa não vi nada parecido aqui. Então, pensei que seria uma ótima oportunidade para apresentar algo diferente.”

Não demorou muito para que Jeremy conhecesse Robert, que morava em Cascais, e os dois decidissem unir forças. Juntos, eles viajaram para Amsterdã para fazer pesquisas de mercado, explorando uma abundância de lojas de batatas fritas e aprendendo com os melhores. “Não queríamos apenas servir batatas fritas congeladas em casquinha com ketchup ou maionese, queríamos tentar elevá-las”, disse Robert.

Créditos: Imagem Fornecida; Autor: Cliente;

“Conseguimos todo o equipamento que é utilizado nas melhores lojas de batatas fritas de Amesterdão, em termos de fritadeira, molhos e óleo. Na verdade fomos os primeiros a trazer este tipo de maquinaria para Portugal, a fazer estas batatas fritas”, continuou Jeremy. “Retiramos as batatas diretamente da fonte, removemos a sujidade na loja e fritamo-las da forma tradicional, tal como fazem em Amesterdão e na Bélgica.”

Conhecida pela sua polpa lisa e amarela e formato tubular, a batata Agria é uma variedade portuguesa única, conferindo às batatas fritas um sabor distinto que as distingue. “É um ciclo de crescimento bastante sazonal, não se pode usar apenas batatas do supermercado, elas têm que ter o tamanho certo e um teor de amido específico porque as nossas batatas fritas têm 12 mm de espessura e comprimento, por isso queremos ter a certeza de que cada cliente está conseguir um cone de batata frita realmente bom e manter a qualidade da batata o ano todo.

Experiência personalizada

As batatas fritas são servidas em casquinhas, com opções pequenas, médias ou grandes. Os visitantes podem escolher entre uma variedade de 13 molhos, como a tradicional maionese holandesa, maionese de trufas, piri-piri, guacamole e curry, todos feitos no local com base proveniente da Holanda. Além disso, há uma seleção de coberturas frescas, incluindo três tipos de queijo – cheddar, parmesão e queijo dos Açores – além de extras como bacon crocante, cebolinha e rúcula.

“Também recomendamos fortemente nossas batatas fritas especiais, onde as combinações de sabores foram elaboradas com habilidade”, disse Robert. Por exemplo, as batatas fritas trufadas são cobertas com maionese, cebolinha e rúcula, enquanto as batatas fritas nova-iorquinas vêm com molho coquetel, bacon crocante, queijo cheddar e picles de endro.

Créditos: Imagem Fornecida; Autor: Cliente;

O Projeto Batata tem como objetivo oferecer aos hóspedes a liberdade de construir seu próprio cone “carregado” de batatas fritas, com infinitas possibilidades para criar uma obra-prima personalizada. Inspirado na natureza caminhável de Lisboa, com os seus parques, miradouros e rica história, o conceito foi pensado para dar às pessoas a opção de saborear um delicioso cone de batatas fritas enquanto exploram a cidade, tal como noutros destinos europeus.

Embora a loja ofereça um espaço acolhedor com capacidade para 12 pessoas e um bar em pé, a ideia é incentivar os clientes a pegar nas suas batatas fritas e conhecer Lisboa a pé, tornando-a no lanche ideal para um dia de passeio.

Paraíso da batata

Desde que abriu a primeira loja na Rua da Conceição, em Lisboa, em Novembro de 2022, o Projecto Batata tornou-se um dos favoritos entre visitantes e residentes. A loja enfrenta longas filas, principalmente nos finais de semana, com multidões se aglomerando para saborear as batatas fritas fresquinhas.

Embora ainda estejam nos estágios iniciais de crescimento, Jeremy e Robert já pretendem expandir ainda mais. Estão prestes a abrir uma nova loja no Bairro Alto, um bairro animado de Lisboa, e também planeiam uma localização no Porto. Além disso, já foi lançada uma franquia em Albufeira e estão a pesquisar activamente mais locais na região do Algarve.

O foco na qualidade é evidente em todos os aspectos das operações do Projeto Batata, desde a origem das batatas até a elaboração de molhos e coberturas personalizados. A nova abordagem conquistou seguidores fiéis e a acessibilidade da marca é uma parte fundamental do seu sucesso.

“Um cone de batatas fritas com molho incluído custa apenas 3€, 4€ ou 5€, pois queremos garantir que todos, sejam locais ou turistas, possam desfrutar das nossas batatas fritas a um preço acessível”, garantiu Jeremy. “Não queremos que pareça que estamos a capitalizar o turismo de Lisboa, cerca de metade dos nossos clientes são famílias portuguesas, locais e estudantes, o que é algo que priorizamos.”

Eles também estão explorando novas ideias, como oferecer produtos sazonais, como Stroopwafels holandeses caseiros – waffles com xarope de canela – e uma variedade de cervejas artesanais, vinhos e refrigerantes para complementar as batatas fritas.

Créditos: Imagem Fornecida; Autor: Cliente;

Mais do que apenas batatas fritas

As batatas fritas muitas vezes ganham má reputação por serem algo pouco saudável, mas esta abordagem está mudando a narrativa ao focar na essência natural da batata. “Nosso processo envolve preservar a integridade crua e o verdadeiro sabor da batata, ao podermos criar suas próprias combinações tentamos transformar as batatas fritas em algo que seja mais do que um chippie”.

“A motivação é fazer todo o básico certo, aperfeiçoar as batatas fritas e, a partir daí, personalizá-las de uma forma mais premium para oferecermos um valor diferente aos nossos hóspedes”, concluiu Jeremy. “Queremos ser uma referência em Portugal.”

A missão do Potato Project é trazer as melhores batatas fritas para Portugal e ao mesmo tempo oferecer uma experiência autêntica e de inspiração local. À medida que continuam a inovar e a evoluir, esperam influenciar mais pessoas a verem as batatas fritas como mais do que apenas fast food, mas como um lanche personalizável e de alta qualidade, adequado para todos.


Um jornalista que está sempre ansioso para aprender coisas novas. Com uma paixão por viagens, aventuras e escrever sobre este nosso mundo diversificado.

“A sabedoria começa na maravilha” – Sócrates

Kate Sreenarong

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