Sexta-feira, Novembro 22

O que é?

O mundo dos veículos elétricos está agitado no momento. À medida que mais fabricantes avançam em direção a um futuro eletrificado, vemos um número ainda maior de modelos movidos a bateria chegando ao mercado. A Kia tem sido uma das pioneiras nesta área, tendo entrado em ação bem cedo com uma variedade de EVs que venceram muitos rivais importantes.

Mas este carro – o novo EV3 – chega com muita concorrência no seu meio. Carros como o Volvo EX30 e o Volkswagen ID.3 estão em seu caminho, enquanto recém-chegados como o próximo Skoda Elroq estão de olho neste Hyundai. Mas com esta marca tendo muitos aprendizados nesta área, o EV3 pode entregar? Estamos dirigindo para descobrir.

O que há de novo?

O EV3 é a mais nova e compacta adição à gama de veículos elétricos da Kia. Ele fica abaixo dos modelos EV6 e EV9 maiores, trazendo um estilo de carroceria mais compacto que deveria, em teoria, ser mais fácil de conviver no dia-a-dia do que seus companheiros maiores.

Mas o mais importante é que a Kia equipou o EV3 com grande parte da mesma tecnologia que você encontraria em seus irmãos maiores. Recursos como assentos aquecidos, configuração de infoentretenimento widescreen e muitos materiais ecológicos vêm equipados como padrão, enquanto seu porta-malas de 460 litros supera retumbantemente aqueles que você encontrará em muitos dos principais rivais do EV3. Há um prático suporte no nariz do carro para armazenar cabos de carregamento também.

Créditos: PA;

O que há sob o capô?

Você poderá obter o EV3 em duas especificações de bateria diferentes. O primeiro, em carros padrão, incorpora uma bateria de 58,3 kWh que proporciona uma autonomia total de até 430 quilômetros entre recargas. Mude para a versão maior da bateria de 81,4 kWh e você desbloqueará um alcance mais longo de 372 milhas, que é mais do que você encontrará em muitas ofertas mais caras.

Em termos de desempenho, um motor elétrico de 201 cv em ambas as versões significa um tempo de 0 a 60 mph de pouco menos de oito segundos para qualquer modelo. Há também a opção de condução completa com um pedal no EV3 – em que o carro começa a desacelerar automaticamente quando você tira o acelerador – o que pode ser útil ao dirigir pela cidade ou no trânsito pára-arranca.

Como é dirigir?

É o refinamento do EV3 que é perceptível acima de todas as outras características. É confortável e bem amortecido em solavancos e solavancos, transformando este carro relativamente compacto em um que parece mais adulto do que você imagina. Também é silencioso, mesmo em velocidades de autoestrada, o que ajuda a dar ao EV3 um caráter completo.

A visibilidade geralmente é boa – além dos pilares traseiros bastante robustos que bloqueiam sua visão por cima dos ombros – e é bom que você tenha um limpador traseiro ‘adequado’, já que muitas alternativas dispensam um. A direção não é muito atraente, mas certamente é precisa o suficiente para permitir que você coloque o carro exatamente onde deseja. Mas é realmente esse requinte e suspensão focada no conforto que brilha na experiência de condução do EV3.

Como parece?

Há um estilo sólido acontecendo com o EV3, pois é um carro que se parece muito com outros carros da linha Kia EV. Isso era de se esperar, é claro, mas pelo menos o EV3 tem vários toques para ajudar a diferenciá-lo do resto da linha. Há também uma variedade de materiais ecológicos usados ​​no exterior, enquanto os flaps aerodinâmicos ativos na frente do carro ajudam o EV3 a cortar o ar com mais eficiência.

Um trio de especificações também permite ajustar a aparência do EV3, com as versões GT-Line se destacando por suas rodas de liga leve de 19 polegadas de série e vidros de privacidade. Há também um tom legal de ‘pistache’ para escolher, o que adiciona um toque peculiar à estética do EV3.

Créditos: PA;

Como é por dentro?

Você tem uma boa combinação de materiais agradáveis ​​​​e recursos ergonômicos úteis dentro do EV3. Há uma mesa deslizante inteligente que vem do apoio de braço central e oferece um local útil para um laptop ou almoço quando você estiver parado. Muitos botões físicos também ajudam a tornar o EV3 mais intuitivo, enquanto o bom ajuste permite que todos os passageiros fiquem confortáveis.

O espaço no banco traseiro também não é tão ruim. O espaço para a cabeça pode ser um pouco apertado para adultos mais altos, mas para a maioria das pessoas é adequado, enquanto o espaço para as pernas e os pés também é bom. Você também encontrará práticos pontos de carregamento USB-C integrados nas costas dos bancos dianteiros, garantindo muitas opções de recarga para quem está sentado na parte traseira do carro.

Créditos: PA;

Como são as especificações?

A Kia sempre teve como objetivo trazer bons níveis de equipamento de série em seus novos carros e com o EV3 não é diferente. O nível de equipamento incluído é impressionante, de fato, com bancos dianteiros aquecidos, volante aquecido e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, todos vindos em modelos básicos. Há um display do motorista de 12,3 polegadas – e uma tela principal de infoentretenimento do mesmo tamanho – todos incluídos desde o início, e ambos são fáceis de operar com uma série de botões de atalho físicos úteis que os tornam mais fáceis de navegar.

Na verdade, estaríamos inclinados a continuar com a versão básica ‘Air’ e gastar mais com a bateria maior. O carro padrão é mais do que bem equipado e possui todos os recursos que você realmente precisa.

Veredicto

O Kia EV3 é um carro muito fácil de recomendar. É mais espaçoso que os rivais e oferece uma autonomia impressionante, enquanto sua lista de equipamentos padrão é abrangente o suficiente para tornar o desvio para especificações mais caras menos importante do que em outros carros.

Já vimos os modelos EV6 e EV9 da Kia indo bem em suas respectivas classes de tamanho e, saindo dessa unidade inicial, parece que o EV3 deve experimentar o mesmo tipo de sucesso.

Resumo dos fatos:

Modelo testado: Kia EV3

Motor: motor elétrico

Potência: 201 cv

Torque: 283Nm

Velocidade máxima: 106 mph

0-60 mph: 7,3 segundos

MPG: NA

Emissões: 0g/km

Alcance: 372 milhas

Velocidade máxima de carregamento: 128kW

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