Segunda-feira, Novembro 25

Conhecida pelas suas fantásticas vinhas, a região do Douro é o local perfeito para passar momentos perto da natureza, seja no meio das vinhas ou navegando de barco no rio. Visitar as deslumbrantes aldeias da região do Douro é também uma forma de encontrar paz e momentos de relaxamento no Norte de Portugal.

As paisagens

O Vale do Douro é conhecido pelas encostas em socalcos que enquadram o rio Douro. Com socalcos naturais trabalhados na serra ao longo dos séculos, e repletos de vinhas para produzir o melhor vinho do Porto, o Douro será um local a visitar, principalmente para quem gosta de tirar fotografias de grandes paisagens.

Durante o verão e o outono, a paisagem ganha uma paleta de cores diferente, com as vinhas passando do verde, no verão, para as cores laranja e castanhas do outono. As paisagens podem ser apreciadas em miradouros como o de São Leonardo da Galafura, que oferece uma vista panorâmica sobre o Vale do Douro.


Explorando as vinícolas do Douro

Embora se chame Vinho do Porto (Vinho do Porto), o vinho não é produzido na segunda maior cidade portuguesa. Normalmente, as vinhas e a sua produção são feitas fora do Porto. São muitas as Quintas que podem ser visitadas para que os visitantes possam compreender todos os processos de produção do Vinho do Porto. Alguns locais populares para visitar são Peso da Régua e Pinhão, ambos localizados no Vale do Douro.

Nas adegas é possível provar diferentes tipos de vinho, seja Vinho do Porto ou vinho normal, produzido na região do Douro. É ainda possível encontrar Quintas que acolhem workshops e outros momentos educativos, que permitem até aos visitantes criar um blend de vinhos para levar para casa.

Barco ou trem?

É possível explorar o Vale do Douro na água ou em terra, dependendo da preferência do visitante. Mas a melhor opção é explorar a região nos dois sentidos.

Os passeios de barco pelo Vale do Douro são conhecidos e uma actividade obrigatória para os visitantes que pretendem explorar a região. As viagens costumam ser realizadas de março a dezembro, pois nos demais meses as barragens passam por obras de manutenção. Normalmente, os barcos partem do Porto e terminam no Peso da Régua, regressando depois ao Porto.

Para quem prefere viajar por terra, explorar a Linha do Douro é a forma perfeita de conhecer as paisagens deslumbrantes do Vale do Douro. Do Porto ao Pocinho é possível desfrutar de incríveis viagens de comboio, destacando-se o trajeto entre a estação da Régua e do Pinhão. Por vezes, a CP – Comboios de Portugal tem disponível o serviço do Comboio Histórico do Douro, onde além da viagem de comboio é possível embarcar com provas de vinhos e outras atividades.

Comida local

O Norte de Portugal é conhecido pela sua gastronomia incrível, confeccionada pelas pessoas mais calorosas do país. Nos vários restaurantes, ou mesmo Quintas, da região, não faltam opções para encontrar o que se come tradicionalmente no Vale do Douro. E todos saberão qual a melhor escolha de vinhos para cada prato. E haverá, obviamente, Vinho do Porto para acompanhar a sobremesa.


Profundamente apaixonado pela música e com um prazer culposo em processos criminais, Bruno G. Santos decidiu estudar Jornalismo e Comunicação, esperando unir ambas as paixões na escrita. O jornalista é também um viajante apaixonado que gosta de escrever sobre outras culturas e de descobrir as várias jóias escondidas de Portugal e do mundo. Cartão de imprensa: 8463.

Bruno G. Santos

Compartilhar
Exit mobile version