Domingo, Novembro 24

Parece o título de um romance ou filme de grande sucesso, não é, mas é apenas um besouro! O nome latino é Ocypus olens e refere-se a ‘cheirar’ – pois tem duas glândulas brancas e fedorentas no abdômen, das quais podem expelir um odor desagradável como defesa pessoal (não posso verificar isso, como obviamente fiz). Não chegue perto o suficiente para ser visto como uma ameaça!). Tenho visto alguns destes ultimamente aqui em Portugal, e aparentemente são bastante comuns – pretos e brilhantes, e não muito longos, talvez 3cm, sendo que muitas pessoas os conhecem como Besouro-cavalo do Diabo, Lacaio do Diabo ou Corcel do Diabo, ou às vezes também conhecido como besouro-cauda-de-galo por seu hábito de levantar o abdômen em uma pose ameaçadora, semelhante à de um escorpião.

Esses besouros podem morder?

Ah, sim, suas mandíbulas fortes podem dar uma mordida dolorosa e, se você perturbar uma, ela adotará sua postura defensiva e poderá até espirrar aquela secreção fedorenta e malcheirosa, então tome cuidado.

Eles passam o tempo escondidos sob pedras ou folhas caídas e se alimentam de uma variedade de invertebrados, incluindo minhocas, lesmas, lagartas, gorgulhos e aranhas (bem-vindo ao meu jardim e coma até o fim, Sr. Cocheiro). Movendo-se rapidamente, o besouro usa suas poderosas mandíbulas para capturar presas no solo e, embora tenha asas curtas e seja capaz de voar, raramente é visto no ar, mas prefere correr pelo solo em busca de alimento.

Locais noturnos e úmidos

A fêmea põe um único ovo em uma área úmida, como musgo ou serapilheira – e posso entendê-los fazendo um lar no meu jardim, já que tenho mais folhas úmidas do que você consegue imaginar, deitadas em montes de neve depois de um vento forte dia. Uma vez eclodidas, as larvas vivem e se alimentam no subsolo, atacando outros invertebrados e, eventualmente, emergem na forma adulta como um besouro alongado.

Como ganhou esse nome

O cavalo da carruagem do Diabo é um membro da família dos besouros errantes, da qual existem mais de 1.000 espécies somente no Reino Unido. Os besouros errantes são uma das famílias de animais mais diversas do planeta – existem pelo menos 46.000 espécies relatadas até agora, e provavelmente muitas mais ainda a serem descobertas. Este besouro está associado ao Diabo desde a Idade Média, daí o seu nome comum.

Mitos e lendas

Os mitos que cercam este besouro são muitos, e acreditava-se que ele tinha a capacidade de amaldiçoar uma pessoa apenas apontando o corpo erguido ou a cauda em sua direção. Conhecido na Irlanda como Dar Daol (o besouro do diabo), havia rumores de que ele poderia matar uma pessoa à primeira vista – e devoraria os pecadores! Outro mito irlandês chamava-o de “cortador de caixão”, e o folclore britânico diz que este besouro comeu o caroço da maçã de Eva e que uma pessoa que esmaga tal besouro recebe sete pecados perdoados. Alguns também acreditavam que o besouro tinha poderes mágicos, e alguns ceifeiros irlandeses estranhamente pensaram que isso melhoraria suas habilidades colocando um no cabo de suas foices.

Outra teoria era que eles deveriam ser considerados uma representação simbólica da corrupção, e o folclore sugeria que se alguém tivesse relações com o Diabo e recebesse dinheiro como consequência, um Besouro Cavalo da Carruagem do Diabo apareceria na mão.

Como se livrar deles dentro de casa?

A instalação de escovas de exclusão de correntes de ar em suas portas pode impedi-las de entrar, e talvez você deva verificar em torno de suas janelas se há lacunas por onde possam entrar. Elas são predadoras de outras pragas, então não é ruim tê-las por perto, mas eu posso entender não querer eles dentro de casa!


Marilyn escreve regularmente para As Notícias de Portugale vive no Algarve há alguns anos. Amante de cães, ela morou na Irlanda, Reino Unido, Bermudas e Ilha de Man.

Marilyn Sheridan

Compartilhar
Exit mobile version