O que é?
Desde que o BMW Mini original foi lançado em 2001, a empresa tornou-se uma submarca premium do fabricante de automóveis alemão e produz alguns dos carros mais divertidos e peculiares à venda atualmente.
O novo Aceman somente elétrico chega para ficar entre o hatchback Cooper e o Countryman, rivalizando com modelos como o EX30 da Volvo e o Jeep Avenger na ferozmente competitiva classe SUV do segmento B. Mas será que este novo Mini tem o que é preciso para chegar ao topo da classe? Estamos descobrindo.
O que há de novo?
A Mini está focada em um futuro elétrico e tem uma meta ambiciosa de se tornar um fabricante de veículos exclusivamente elétricos até 2030. O Aceman é o primeiro modelo da linha da empresa a ser vendido exclusivamente como um veículo elétrico, sem versão híbrida ou movida a pistão. em oferta.
Ele apresenta um interior ecologicamente correto com muitos materiais reciclados usados, além de usar a mais recente tela OLED de 9,5 polegadas do Mini. Além disso, novas funcionalidades como a aplicação Mini permitem bloquear ou desbloquear, o progresso do carregamento e a autonomia elétrica, tudo controlado pelo seu smartphone.
O que há sob o capô?
Há uma escolha de dois motores para o novo Mini Aceman, colocados sob emblemas ligeiramente diferentes para facilitar a diferenciação entre os pares.
A base ‘E’ vem com uma bateria de 42,8 kWh e traz um motor elétrico que produz 186 cv e 290 Nm de torque combinados. Ele também tem um alcance elétrico reivindicado de 192 milhas e uma velocidade máxima de 99 mph.
Estamos dirigindo a versão ‘SE’ mais potente que incorpora uma bateria maior de 54,2 kWh – aumentando o alcance para 252 milhas como resultado – enquanto 221 cv e 330 Nm de torque significam que 0-60 mph leva 6,9 segundos e uma velocidade máxima de 105 mph.
Como é dirigir?
O clichê dos Minis do passado de que ‘ele se comporta como um kart’ pode ter sido levado ao extremo recentemente, mas mesmo assim, este Aceman é um ótimo carro para dirigir. Sua direção é limpa e precisa e se mantém muito bem na estrada. Nosso carro de teste tem rodas de liga leve maiores de 18 polegadas, mas mesmo assim o passeio não é comprometido – apenas as imperfeições maiores são notadas durante a condução. Também é refinado e fica muito confortável na rodovia.
A visibilidade é excelente graças às grandes janelas recortadas no pilar C, e dirigir pela cidade é fácil graças às suas proporções menores.
A coisa mais irritante em movimento é o estranho ruído de nave espacial que soa pela cabine – mas pelo menos você pode desligá-lo. Além disso, a tela de infoentretenimento é um pouco complicada de operar em movimento, com sua interface desajeitada e pequenos botões de atalho.
Existem sete modos de condução diferentes, mas o nosso favorito é o modo ‘kart’, que aprimora a resposta do acelerador e da direção para tornar a experiência de condução ainda mais envolvente.
Como parece?
De qualquer ângulo, o Aceman é distintamente um Mini. A frente incorpora a tradicional grade frontal hexagonal e o perfil lateral apresenta maçanetas embutidas e tampas das cavas das rodas e molduras inferiores da carroceria de aparência robusta. Na parte traseira, estão as lanternas traseiras com a Union Jack, embora os motoristas possam personalizá-las em até três designs de luzes diferentes que podem ser controlados pela tela de infoentretenimento do carro.
No geral, o design parece entre um Cooper hatch que foi à academia e o Countryman maior que perdeu algum peso, e mesmo que isso possa parecer uma combinação estranha, o design funciona. O Aceman é um pequeno SUV familiar de ótima aparência – pelo menos aos nossos olhos.
Como é por dentro?
Por dentro, tudo continua normal para o Mini. A sustentabilidade é o foco da marca com um efeito de tecido de malha 2D no painel e nas placas das portas, e esse material também chega a alguns cubículos. A tela sensível ao toque circular OLED padrão de 9,5 polegadas é nítida e confere ao interior uma identidade distinta, e há muitas áreas de armazenamento, como porta-copos, porta-copos e um porta-luvas de tamanho médio para guardar pertences pessoais.
A qualidade do interior parece barata em alguns lugares, mas felizmente o tecido de malha mascara isso para tornar a cabine mais premium. Entre na parte de trás e há espaço suficiente para os ocupantes; no entanto, nosso carro de teste tem o teto panorâmico de vidro opcional, que ocupa um pouco o espaço livre.
O espaço da bagageira é de 300 litros com os bancos no lugar, mas chega a 1.005 litros com eles rebatidos – o que é um pouco menor que um Volvo EX30 e ainda mais que um Jeep Avenger. Os bancos traseiros também não ficam planos – no entanto, há algum armazenamento sob o piso para esconder os cabos de carregamento.
Como são as especificações?
A Mini gosta de manter as coisas simples quando se trata de os clientes especificarem o que desejam, por isso não é surpresa que o Aceman esteja disponível em apenas três sabores diferentes – Clássico, Exclusivo e Esportivo.
Estamos dirigindo o Exclusive de gama média com o trem de força SE de maior potência e possui recursos como faróis de LED, controle de temperatura automático, rádio DAB e iluminação ambiente.
Os modelos Sport de especificações mais altas adicionam equipamentos como pára-choques dianteiro e traseiro John Cooper Work, bem como saias laterais e um spoiler de teto traseiro.
Veredicto
Os Minis ganharam a reputação de serem peculiares, divertidos e únicos – e o Aceman segue esses passos. Não só é moderno e fresco, mas o interior moderno, dicas de design inteligentes e excelente dinâmica de direção oferecem todos os benefícios do Mini hatch padrão, em um pacote mais prático e fácil de conviver, sem ser muito grande para a maioria.
Além disso, com muitas combinações para o seu exterior e interior, haverá uma versão para todos os gostos. É uma pena que o sistema de infoentretenimento ainda seja complicado de usar e a qualidade do interior não corresponda ao preço pedido pelo nosso carro, porque, caso contrário, o Aceman é um excelente crossover EV compacto e versátil que deve ser dado uma segunda olhada.
Resumo dos fatos
Modelo testado: Mini Aceman SE Exclusivo
Motor: bateria de 54,2 kWh
Potência: 221 cv
Torque: 330Nm
0-60 mph: 6,9 segundos
Velocidade máxima: 105 mph
MPG: N/A
Emissões de CO2: N/A
Alcance elétrico: 252 milhas
Velocidades de carregamento: 70kW