Segunda-feira, Janeiro 6

“Mais de 24 mil ligações foram atendidas em um único dia. No mesmo período de 2024, no dia 2 de janeiro, a Linha atendeu pouco mais de 10 mil chamadas”, refere em nota os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).

Nos primeiros dois dias de 2025 foram atendidas mais de 36 mil chamadas, correspondendo a uma média de 750 chamadas por hora, o que representa quase o dobro da capacidade de atendimento do mesmo período do ano passado, quando foram registadas cerca de 16 mil chamadas (cerca de 330 chamadas por hora).

“O aumento significativo das chamadas diárias, ocorrido nestes primeiros dias de 2025, impactou os tempos médios de espera na Linha SNS 24, originando desafios específicos na gestão de recursos humanos que provocaram, em determinados períodos, longos tempos de espera”, destaca a SPMS .

Com o objetivo de reforçar a capacidade de resposta, está a ser feito um reforço, tanto por parte da SPMS como da operadora Altice, no recrutamento de mais profissionais de saúde, nomeadamente enfermeiros e farmacêuticos.

O novo rastreio digital de sintomas respiratórios agudos, disponível para utentes com 18 ou mais anos, já permitiu a realização de mais de 5 mil rastreios desde o seu início, em 1 de janeiro.

A SPMS nota que se registou um aumento de cerca de 13% nas situações referenciadas para os Cuidados de Saúde Primários, tendo sido agendadas cerca de 1.500 consultas através da Linha SNS 24, ajudando a evitar deslocações desnecessárias aos serviços de urgência.

“O aumento significativo de chamadas demonstra os esforços contínuos do SNS 24 para reforçar a capacidade de resposta, especialmente nesta altura do ano em que a procura pelos serviços de saúde é elevada”, salienta.

A SPMS reitera “total confiança no trabalho conjunto” com a operadora, Altice, mantendo uma estreita coordenação e trabalho em equipa, garantindo assim que os serviços da Linha SNS 24 (808 24 24 24) continuam a ser uma referência para todos os cidadãos que necessitam de apoio no face a problemas de saúde não emergentes.

A Linha SNS 24 terminou 2024 com mais de 3,5 milhões de chamadas atendidas, o que representa um crescimento de 87% face ao ano anterior, “o que reforça o papel crucial deste serviço no acesso ao Serviço Nacional de Saúde”.

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