Quarta-feira, Dezembro 18

Dê uma olhada em alguns lançamentos, seja para se presentear ou para encher a meia de Natal de um ente querido…

Ficção

1. Your Neighbor’s Table, de Gu Byeong-mo, traduzido por Chi-Young Kim, foi publicado em brochura pela Wildfire

Nem tudo é o que parece em A Mesa do Seu Vizinho, e um sentimento de pavor cresce à medida que o livro avança. O romance um tanto distópico do autor sul-coreano Gu Byeong-mo se concentra em um novo tipo de bloco de apartamentos de propriedade do governo fora de Seul, onde residentes como Yojin, seu marido e sua filha recebem moradias modernas – sob a condição de que ela tenha pelo menos mais dois filhos. nos próximos 10 anos. Um tanto assustador, sim, mas não fora dos limites da possibilidade, especialmente quando se pensa no declínio das taxas de natalidade. O quarteirão ainda não está cheio, mas as famílias que já nele vivem são empurradas para um estranho tipo de vida comunitária, quase contra muitas das suas vontades, incluindo a partilha de boleias para o trabalho e a partilha de cuidados infantis. É um conceito interessante e os personagens são envolventes, proporcionando uma leitura emocionante – mas você se pergunta se Byeong-mo poderia ter levado o conceito ainda mais longe, pegando esses cenários plausíveis e tornando-os ainda mais misteriosos.

Créditos: PA;

2. Hammajang Luck de Makana Yamamoto é publicado em capa dura pela Gollancz

Você pode imaginar esse rápido assalto à ficção científica na tela grande. Ele brinca no cenário cinematográfico da Estação Espacial Kepler, onde aqueles que estão nos escalões superiores têm tudo o que desejam, enquanto os distritos inferiores observam, lutando para sobreviver. A ladra Edie está presa há oito anos depois que um trabalho deu errado. Libertados em liberdade condicional antecipada, quem os espera é quem os vendeu, Angel. Com o apoio de sua irmã, Edie concorda em um assalto final com Angel e uma tripulação māhū (pessoas do terceiro gênero na cultura havaiana) de desajustados qualificados. O autor de estreia, Yamamoto, acerta a ameaça existencial representada por seu alvo – um bilionário da tecnologia que desenvolve algoritmos para manipular a memória – mas a trama avança tão rápido que você não consegue entender a história de Edie e Angel, tornando suas motivações frágeis. Os personagens coadjuvantes têm brilho, mas a mecânica do roubo carece de drama. Na verdade, a tripulação precisa encontrar mais emaranhados e perigos para evitar que pareça um pouco arrumado no final.

Créditos: PA;

3. The Midnight Hour de Eve Chase é publicado em brochura pela Penguin

The Midnight Hour é um mistério clássico, que se desenrola rapidamente em duas linhas do tempo: os dias atuais e a Notting Hill dos anos noventa, em Londres. A adolescente Maggie acorda e percebe que sua mãe supermodelo nunca voltou para casa e ela fica sozinha para cuidar de seu irmão mais novo, Kit, à medida que fica cada vez mais claro que sua mãe está desaparecida. Avançando para os dias atuais, Maggie e Kit estão lutando com o que aconteceu naquela época – com Maggie evidentemente sabendo que algo terrível aconteceu, mas mantendo Kit no escuro para protegê-lo. A forma como o livro está estruturado significa que é uma leitura sólida na praia – você não vai querer largá-lo, pois os fios se desenrolam e eventualmente se juntam. Mas a escrita é bastante pesada e a história não parece particularmente nova, deixando uma impressão inesquecível.

Não ficção

4. Over The Rainbow: Tales From an Unexpected Year, de Alex James, é publicado em capa dura pela Particular Books

Em Over The Rainbow, Alex James, baixista do Blur que virou fazendeiro de Cotswolds, fornece um relato encantador de um ano em sua vida. E este não é um ano qualquer – é 2023, quando o Blur se reformou, lançou um novo álbum e tocou no Estádio de Wembley. James segue o ano cronologicamente, cobrindo os ensaios provisórios da banda para uma turnê pelo mundo, ao mesmo tempo em que tenta manter sua fazenda e seu festival anual de comida e música, o Big Feastival, funcionando perfeitamente. A voz do rockstar realmente brilha – assim como sua exuberância, que é obviamente compartilhada pelo grupo de cinco filhos que ele tem e sua esposa Claire Neate. É uma visão realmente adorável da vida de um roqueiro que virou fazendeiro – e, no final das contas, gera muito respeito pela energia festiva de James.

Créditos: PA;

Livro infantil da semana

5. Pinguim e cachorrinho! The Perfect Christmas de Hazel Gardner, ilustrado por Nikki Dyson, é publicado em brochura pela Macmillan Children’s Books

Créditos: PA;


Este livro vibrante e lindamente ilustrado é uma delícia para os jovens leitores e suas famílias. A história gira em torno de dois amigos improváveis, Penguin e Pup, que não poderiam ser mais diferentes. O Pinguim é gentil e atencioso e encontra a felicidade nas simples alegrias da vida. Em contraste, Pup é espirituoso, exuberante e gosta de aproveitar ao máximo cada momento. Suas personalidades contrastantes vêm à tona enquanto se preparam para o Natal. A grande visão do Pup inclui máquinas de neve, duendes e festividades extravagantes, enquanto o Penguin prefere uma celebração mais tranquila e simples. Apesar das diferenças, eles acabam aprendendo que a essência da temporada é estar juntos, ressaltando a importância do compromisso e da compreensão nos relacionamentos. Seus visuais envolventes e narrativa comovente tornam a hora da leitura uma experiência alegre. Além disso, introduz subtilmente temas de aceitação e o valor da amizade, oferecendo lições significativas tanto para as crianças como para os seus pais.

Compartilhar
Exit mobile version