O novo site foi apresentado na capital, na sede dos Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML), empresa que gere, coordena e planeia os transportes na Área Metropolitana de Lisboa, tendo a Carris Metropolitana como marca única e exclusiva de autocarros interurbanos.
Para Rui Lopo, diretor do TML, a reformulação do site “com novas funcionalidades” passa pela estratégia da empresa de ser “mais transparente ao nível do serviço público prestado”, dando mais informação às pessoas, além do acompanhamento que é feito destina-se “aos prestadores de serviços que se encontrem no domínio da exploração da marca Carris Metropolitana”.
Segundo o executivo, através da página existe agora a possibilidade de divulgar os passageiros transportados ou “os serviços que são realizados versus os que não são realizados todos os dias”, entre outras funcionalidades.
O site, indicou, é utilizado por cerca de 40 mil pessoas por dia, daí a necessidade de “continuar a atualizar as ferramentas, porque hoje em dia são indissociáveis do serviço de transporte”. O aplicativo para celular, por exemplo, já foi instalado 60 mil vezes.
“São quatro operadores. Mais de 1.700 autocarros na rua, três mil quilómetros percorridos na Área Metropolitana de Lisboa, 21 mil serviços e cerca de 70 mil pessoas transportadas por dia na Área Metropolitana de Lisboa”, disse Rui Lopo, caracterizando a complexidade da operação.
Os níveis de conclusão do serviço estão nos 98%, ou seja, “98% dos serviços planeados são realizados”, indicou, considerando que há coisas pontuais a corrigir, mas que o serviço é “muito bom e vai continuar a melhorar”.
Este ano, até ao momento, e segundo Rui Lopo, registou-se um aumento da procura de 26% em toda a área metropolitana, com a Área 4 (Alcochete, Moita, Montijo, Palmela e Setúbal) a registar um aumento de 30%.
No novo site, assim como no aplicativo móvel, as linhas favoritas podem ser personalizadas para acessar as informações mais relevantes. Também podem ser encontrados avisos e novos filtros de busca, além de dados de funcionamento em tempo real nos municípios da região metropolitana.
O site disponibiliza ainda, numa primeira fase, o número de pessoas transportadas em tempo real, bem como o número acumulado do dia, mês e ano, além da percentagem da operação agendada para o dia que está a ser realizada .
Há também a possibilidade de visualização do site em inglês e o design é adaptado para celulares.